Enquanto ainda comemora o acesso, o Pelotas começa a decidir nesta quinta-feira (1º) o título da Série A-2 do Campeonato Gaúcho. Após três temporadas amargando a segunda divisão do futebol gaúcho, nesta noite o clima é diferente. A bola rola às 20h30min para a partida de ida da final contra o Monsoon, mas a programação organizada pelo clube fará do entorno da Boca do Lobo um lugar de festa já a partir das 18h.
Amâncio Jorge, Choko e Banda, Jackson Teixeira, Felipe Barreto, Mariana Maciel e Pagode do Batatinha são as atrações musicais confirmadas. Depois, o time de Ariel Lanzini entra em campo sem os autores dos gols da vitória sobre o Inter-SM, já que Vitor Júnior e Warlei cumprem suspensão. O Áureo-Cerúleo também pode ter outras mudanças na equipe para tentar levar vantagem para o duelo de volta, às 11h de domingo, em Porto Alegre.
Em entrevista coletiva concedida nesta quarta, o treinador do Pelotas enfatizou o caráter festivo da partida. “O torcedor tem que lotar a Boca do Lobo, fazer festa, comemorar. O torcedor sofreu tanto, passou três anos na Série A-2. Esse é o momento”, disse Ariel Lanzini. O técnico também destacou o nível considerado alto de fadiga dos atletas. O último treino aconteceu na quarta à tarde.
Histórico curto, mas marcante
Fundado em novembro de 2021, o Monsoon trilhou trajetória meteórica até a elite do Rio Grande do Sul. Financiado por um grupo de empresários dos Emirados Árabes, da Índia e dos Estados Unidos, o clube da Zona Sul da capital foi campeão da Terceirona em 2022. No ano passado, bateu na trave pelo acesso após eliminar o próprio Pelotas.
O Lobo já acumula seis jogos diante do adversário desta decisão. São duas vitórias para cada lado, além de dois empates. Em 2022, o Áureo-Cerúleo levou a melhor pela Copinha. Em 2023, o Monsoon avançou na Divisão de Acesso. Na atual temporada, ambos duelaram dentro do grupo A da competição. A equipe dirigida por Bruno Coutinho foi líder da chave.
Despedida de casa
O jogo desta quinta-feira é o último do Áureo-Cerúleo na Boca do Lobo em 2024. Fora do Troféu Zagallo, nome da edição deste ano da Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o Pelotas só voltará a disputar uma partida oficial em seu estádio na abertura da primeira divisão estadual da próxima temporada, provavelmente em janeiro.
Prováveis escalações
Pelotas: Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Adryel; Kriguer, Christianno, Clayton; Fauver Frank, Marcelinho e Léo Ferraz. Técnico: Ariel Lanzini.
Monsoon: Max; Itaqui, Yalle e Patrick; Luis Morales, Neko, Marco Freitas, Cris Magno e Cássio; Victor Lima e José Carlos. Técnico: Bruno Coutinho.
Horário: 20h30min desta quinta.
Transmissão: ECP TV e canal do Monsoon no YouTube.
Árbitro: Elias da Silva Elyseu.
Local: Boca do Lobo.
Ingressos: R$ 20.