Roteiro da Serra dos Tapes é lançado na Fenadoce
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira30 de Outubro de 2024

Produto turístico

Roteiro da Serra dos Tapes é lançado na Fenadoce

Projeto busca impulsionar as atrações únicas do interior da Zona Sul e o desenvolvimento do turismo voltado aos destinos serranos na região

Por

Roteiro da Serra dos Tapes é lançado na Fenadoce
Cada município fez uma apresentação sobre suas atrações culturais, gastronômicas e turísticas. (Foto: Jô Folha)

Lançado nesta sexta-feira (26), na Fenadoce, a Serra dos Tapes é o novo produto turístico da Costa Doce Gaúcha. Formado por sete municípios da região sul, no roteiro é possível descobrir as belezas escondidas de grandes paisagens serranas e do bioma pampa.

São mais de 205 empreendimentos envolvidos, propiciando uma extensa diversidade de atrações que vão desde a degustação de produtos coloniais a trilhas ecológicas, pousadas, visitas a olivais, entre muitos destinos. A formatação dos caminhos de cada cidade é trabalhada desde 2006 junto com o Sebrae, já a integração de todos na Serra dos Tapes começou a ser desenhada no ano passado e se propõe a consolidar o território.

Durante a cerimônia, cada município da Serra dos Tapes (Arroio do Padre, São Lourenço do Sul, Pelotas, Piratini, Morro Redondo, Canguçu e Turuçu) fez uma apresentação sobre as suas atrações culturais, gastronômicas e turísticas.

Cada município fez uma apresentação sobre suas atrações culturais, gastronômicas e turísticas.

A recepção calorosa e com muitas delícias, assim como a que os empreendedores têm com os turistas, foi replicada no lançamento do roteiro, que contou com degustação de produtos coloniais que fazem parte da culinária típica. As cucas, roda de carreta, queijo, doce de leite, azeites e cachaça reuniu centenas de pessoas em torno do estande da Costa Doce Gaúcha.

Caminhos da Serra dos Tapes

“Os visitantes poderão desfrutar de arquitetura colonial, rica biodiversidade e histórias fascinantes que permeiam cada canto da Serra dos Tapes”, assim define a analista de projetos de Turismo da Regional Sul do Sebrae, Jussara Argoud.

Cada um dos municípios tem seu próprio caminho turístico contendo diversas opções de atividades turísticas. São atrações como degustações de produtos locais, passeios e visitas a propriedades rurais, incluindo olivais e sítios de lazer, além de eventos histórico-culturais e gastronômicos.

Assim como o turismo de descanso em pousadas com vistas deslumbrantes e espaços aconchegantes, o de aventura também tem lugar no roteiro, com várias trilhas e campings.

Os caminhos que integram o produto turístico Serra dos Tapes

Arroio do Padre – Belos Caminhos de Arroio do Padre

São Lourenço do Sul – Caminho Pomerano

Pelotas – Doces Caminhos Rurais

Piratini – Encenação Farroupilha

Morro Redondo – Morro de Amores

Canguçu – Olivais da Serra dos Tapes

Turuçu – Sabores e Belezas

Acompanhe
nossas
redes sociais