Região terá festas para celebrar a colonização alemã
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira6 de Novembro de 2024

Reconhecimento

Região terá festas para celebrar a colonização alemã

São Lourenço do Sul e Morro Redondo terão ampla programação nos próximos dias

Por

Região terá festas para celebrar a colonização alemã
Cortes já estão prontas para a festa em São Lourenço do Sul. (Foto: Divulgação)

Em São Lourenço do Sul, a festa do Colono e do Motorista, neste domingo (28), que será na Coxilha do Barão e será comandada pela Comunidade Evangélica Picada Moinhos, é um reconhecimento da importância e contribuição da imigração alemã na região.

Com início às 10h e entrada gratuita, terá bênçãos aos colonos e motoristas em um culto realizado na igreja da comunidade. A presença de estandes de empresas de comércio, serviços, indústria, entidades e instituições possibilita aos colonos e motoristas a oportunidade de conhecer novidades, inovações e tecnologias que podem ser aplicadas em suas atividades.

Vai ter também sorteio de brindes e animação da Banda Diplomata. À noite, a animação continua com as apresentações da Banda Champion e da banda Indústria do Som.

Um dos pontos altos da festa é a coroação das novas soberanas que irão representar o evento. As vencedoras da 57ª Corte do Colono e a 34ª Corte do Motorista foram escolhidas em um baile realizado no dia 6 e o resultado fica guardado até o dia da festa. Nesta edição, 11 candidatas concorrem aos títulos de Rainha e Princesas de cada concurso.

Atrações em Morro Redondo

Em Morro Redondo, as festas se iniciaram no início do mês e seguem neste domingo com a tradicional Festa do Colono e do Motorista na comunidade Igreja Evangélica Luterana Independente (I.E.L.I.) de São Marcos.

A 16ª edição resgata a história da imigração pomerana no Brasil, através de desfiles temáticos, apresentação de danças folclóricas alemãs, valorização da cultura local, comidas e bandas típicas. As apresentações artísticas alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil serão com o Grupo Crioulo Os Tordilhos e Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein (de São Lourenço do Sul), ambos são contrapartida do projeto Contribuição dos Imigrantes Alemães para o desenvolvimento de Morro Redondo, realizado através de edital municipal Lei Paulo Gustavo.

Novidade em agosto

Para comemorar especialmente o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, Morro Redondo realiza pela primeira vez o Deutsche Pommer Festival – Festival das Culturas Alemã e Pomerana de Morro Redondo. O evento começa no dia 17 de agosto com o Ciclo de Caminhada Morro de Amores e a Caminhada da Cachoeira, com 18 quilômetros de percurso por estradas rurais, para contemplar a floração dos pessegueiros. Uma caminhada repleta de cultura e tipicamente agrícola. Para essa atividade, as inscrições podem ser feitas pelo telefone/ WhatsApp (53) 99981-2001. A saída é do Rincão da Caneleira, 500 metros de trevo de acesso a Morro Redondo.

No dia 18 de agosto tem mostra cultural no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause. Entre as atrações, recital Didático de Música Alemã (Lieder e canções populares), com cantora Sabrina Waltzer e ao piano Lázaro Krolow, (contrapartida do projeto Canto Coral na Waltzer Musik realizado através do edital municipal da Lei Paulo Gustavo); canções populares alemãs com os alunos de Canto Coral do Espaço Cultural Waltzer Musik e grupo de Dança Germânica da Igreja Evangélica Luterana Independente São Marcos de Morro Redondo; grupo Crioulo Os Tordilhos.

Acompanhe
nossas
redes sociais