O cenário eleitoral em Canguçu está praticamente definido com quatro potenciais candidaturas ao Executivo. Para suceder o prefeito Vinicius Pegoraro (MDB), que está na reta final de seu segundo mandato, a aposta do MDB será o vereador Leandro Ehlert, o Pipa. O nome de Ehlert vem após dois outros nomes terem surgido como pré-candidatos no partido: o do atual vice-prefeito, Cledemir Gonçalves, e o do vereador Luciano Bertinetti.
O vereador retirou seu nome em meio à disputa com o vice-prefeito e migrou para o PSDB durante a janela partidária, já Gonçalves anunciou que não seria por “não haver consenso” no partido. Agora, Bertinetti será candidato a prefeito pelo PSDB.
No PP, a aposta é na candidatura do vereador Arion Braga, que está na Câmara de Vereadores desde 1997. Historicamente, MDB e PP rivalizam nas eleições de Canguçu. O último prefeito do PP no município foi Cassio Mota, eleito em 2008.
No PT, a aposta é na candidatura de Fabris Prestes, presidente de uma cooperativa de agricultores familiares. O PT tenta voltar à prefeitura de Canguçu após a gestão de Gerson Nunes, que antecedeu Pegoraro de 2013 a 2016.