O Progressista (PP) realizou na noite de segunda-feira (22) convenção para definir o rumo do partido nas eleições deste ano em Pelotas. O partido confirmou a entrada na coligação do PSDB com apoio à candidatura de Fernando Estima à prefeitura. Também foi confirmada a nominata dos 22 candidatos que disputarão uma vaga no Legislativo.
Assim, os progressistas rejeitaram a possibilidade da candidatura de Fetter Júnior, prefeito de Pelotas entre 2006 e 2012. O político sinalizara a intenção de novamente tentar voltar ao executivo pelotense, após ser derrotado em primeiro turno nas eleições de 2020, quando Ivan Duarte (PT) disputou o segundo turno contra a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
Inicialmente, o vereador Rafael Amaral indicou uma pré-candidatura, quando começaram as movimentações para o pleito de 2024, mas não prosperou.
A entrada do PP amplia o escopo de Fernando Estima na tentativa de levar o PSDB ao quarto mandato consecutivo em Pelotas. Anteriormente, Avante e PSB formalizaram o apoio aos tucanos, em oposição à posição nacional das duas siglas, aliadas ao PT.