Base definida? Nove jogadores foram titulares nas últimas cinco partidas do Pelotas
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Domingo25 de Maio de 2025

Divisão de Acesso

Base definida? Nove jogadores foram titulares nas últimas cinco partidas do Pelotas

A Hora do Sul traz a opinião de dois jornalistas sobre a projeção para a decisão de domingo contra o Inter-SM

Por

Base definida? Nove jogadores foram titulares nas últimas cinco partidas do Pelotas
Warlei se firmou como camisa 9 e é esperança de gols para o acesso (Foto: Jô Folha)

Allan Thiago, Hélder, Yuri, Heverton e Adryel; Caucaia ou Kriguer, Christianno, Vitor Júnior; Fauver Frank, Marcelinho e Warlei. O torcedor do Pelotas se acostumou a ver essa espinha dorsal em campo na fase final da Série A-2. Nove atletas foram titulares nos últimos cinco jogos. A partir desta quarta-feira (24), a comissão técnica de Ariel Lanzini começará a encaminhar mais uma escalação – desta vez para a partida mais importante do ano, às 15h de domingo, contra o Inter-SM, valendo o acesso.

A linha defensiva é a mesma desde a vitória por 1 a 0 sobre o Monsoon, quando Adryel assumiu a vaga de Fernando Júnior na lateral-esquerda. A dupla de volantes sempre teve Christianno, mas nos 2 a 0 contra o Glória, na Boca do Lobo, Kriguer iniciou entre os 11 com Alysson Caucaia no banco. Diante do Inter-SM, em Santa Maria, no mesmo palco do jogo do acesso neste domingo, Marcelinho cumpriu suspensão e deu lugar a Léo Ferraz.

Depois do empate de segunda-feira, Lanzini atrelou a falta do gol principalmente à baixa eficiência do time no último terço do campo. “A gente pressionou alto o Inter-SM para inibir a saída de bola deles, para que não conseguissem fazer a circulação. Acho que fomos bem efetivos nisso. Eles acabavam tendo que fazer a bola longa e a gente ganhava a primeira e segunda bola. […] Faltou talvez arriscar um pouco mais nas finalizações. Esse foi o ponto em que pecamos”, disse o treinador.

Opiniões
No domingo, manter ou mudar?

Heitor Araujo
Jornalista

“Uma convicção que o técnico Ariel Lanzini sempre manifestou é a de escalar a equipe de acordo com as características do adversário. Independente de concordar ou discordar da decisão, é um fator que ajuda a manter todos os jogadores com ritmo de jogo e deu certo até aqui. Em Santa Maria o Inter tentará se impor, ao invés de explorar os contra-ataques, como tentou, sem sucesso, em Pelotas. Por isso, acredito que Caucaia deva ser a opção de Ariel na equipe titular. Na lateral-esquerda, apesar de Adryel ter sustentado defensivamente no mata-mata, prefiro a entrada de Fernando Júnior, por ser um jogador de maior imposição física e experiência, que podem ser importantes para o confronto. De resto, o time do Pelotas me parece consolidado e pronto para buscar o acesso”.

Vitor Azocar
Jornalista

“Nas laterais, eu gostaria de ver o Nicolas e o Fernando entre os titulares. A entrada do Nicolas seria uma maneira de inserir no time aquele que, para mim, foi o melhor jogador do Pelotas na fase de grupos. O Fernando também foi um dos destaques da primeira fase e me transmite mais confiança e vigor, características fundamentais para um jogo como esse. Por isso, acho natural que o Caucaia também figure entre os titulares, por ter esse perfil mais combativo. Vejo o Kriguer como uma opção para um cenário em que o Pelotas tenha mais a posse e precise atacar mais. E acredito que o Christianno seja o parceiro natural e também complementar ao Caucaia, com um perfil mais técnico e distribuidor. Pela ponta direita, gostaria de ver o Hélder, que tem sido um dos jogadores mais regulares e que entrega bastante profundidade. Por dentro, a temporada do Clayton é superior à do Vitor Júnior e por isso optaria por ele, deixando o Vitor como opção. Pela esquerda, acredito que o Marcelinho faz bem o trabalho defensivo e também pode fazer boas combinações com Fernando e Clayton”.

Acompanhe
nossas
redes sociais

Opinião