Sinduscon reforma telhado da Santa Casa de Pelotas

Reparos

Sinduscon reforma telhado da Santa Casa de Pelotas

Duas coberturas da instituição estão sendo recuperadas; problemas com infiltrações afetaram os atendimentos nos espaços de UTI

Por

Sinduscon reforma telhado da Santa Casa de Pelotas
Mão de obra foi cedida por empresas associadas à entidade. (Foto: Jô Folha)

A partir da arrecadação de R$ 15 mil e doação de mão de obra de associados, o Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário de Pelotas e Região (Sinduscon) está reformando parte do telhado do hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. A intervenção possibilitará a reabertura de seis leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que tiveram que ser realocados devido a problemas de infiltração. As obras devem ser concluídas ainda nesta semana.

O trabalho apresentará a reforma de dois telhados, de torres diferentes do hospital e a impermeabilização de uma laje, que afetava parte do setor administrativo. A obra está sendo realizada por quatro profissionais cedidos por empresas de construção associadas ao Sinduscon.

“Eles tinham mais problemas bem embaixo do telhado onde eram os leitos de UTI e vazava muita água pela parede. Tiramos tudo, todas as madeiras que estavam podres, refizemos madeiramento, calha e recolocamos as telhas”, conta Ane Lamonato, diretora do Sinduscon e engenheira responsável pela intervenção.

Por se tratar de um telhado com mais de cem anos e pelas restrições de troca de material que o prédio tombado do hospital impõe, a reforma tem sido um trabalho delicado. Além disso, o acesso ao topo da instituição é um desafio para o carregamento de materiais.

Reformas sociais

De acordo com a engenheira, quase todo o material necessário para a recuperação dos telhados foi arrecadado pelo Sinduscon, assim como a verba necessária para a contratação de serviços terceirizados.

Ane conta que um dos pilares da nova gestão do Sinduscon é a dedicação de parte do trabalho da entidade a obras sociais. “A gente sempre recebe inúmeros pedidos para a reforma de vários outros prédios da cidade, que têm problemas. Fazemos a visita e buscamos selecionar os que a gente considera mais urgente. A Santa Casa foi esse caso.”

Segundo a engenheira, as solicitações de auxílio chegam diariamente ao Sinduscon.

Acompanhe
nossas
redes sociais