Como chega o Inter-SM para decidir acesso contra o Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira20 de Setembro de 2024

Divisão de Acesso

Como chega o Inter-SM para decidir acesso contra o Pelotas

Rival do Lobo por vaga na elite tem vários ex-jogadores do Áureo-Cerúleo

Por

Como chega o Inter-SM para decidir acesso contra o Pelotas
No último dia 10, times empataram em 2 a 2 (Foto: Renata Medina - Inter-SM)

Há 13 anos ausente da elite do futebol gaúcho, o Inter-SM apostou alto para conquistar o acesso em 2024. O técnico do Pelotas, Ariel Lanzini, afirmou na entrevista coletiva mais recente que o rival do Lobo na semifinal é o clube de maior investimento na Série A-2 da atual temporada. E o torcedor do Áureo-Cerúleo verá nesta segunda-feira (22), quando acontece o duelo de ida do confronto decisivo, vários atletas que já vestiram azul e ouro.

O técnico do time santa-mariense é Daniel Franco, que soma dois acessos na carreira. O goleiro Rafael Copetti, os volantes David Cunha e Mateus Santana, o meia Jean Roberto e os atacantes Jarro, Pepeto e Michel estão no elenco do Inter-SM e já passaram pelo Pelotas.

O repórter Pedro Pereira, que acompanha o Colorado, destaca a homogeneidade do grupo e o comando de Daniel Franco como principais trunfos do adversário do Pelotas. “A gente costuma falar que o Inter-SM é capaz de ter quase dois times titulares completos. Mais da metade das funções tem reposições à altura”, diz.

Esquema e números

A plataforma tática da equipe é o 4-4-2, com três meio-campistas centrais: Allan Christian, David Cunha e Fabrício Lusa. Jean Roberto é o meia mais avançado; Jarro e Michel compõem dupla de ataque. Os artilheiros do Inter-SM na Série A-2 são Michel e David Batista, centroavante reserva, com quatro gols cada.

Após somar 27 pontos na primeira fase, a equipe do Centro do Estado deixou o Veranópolis pelo caminho nas quartas de final. Na Serra, houve empate sem gols. Em Santa Maria, o zagueiro Léo Santos, do VEC, marcou contra em lance que decidiu a eliminatória. O time de Daniel Franco soma nove vitórias, quatro empates e três derrotas em 2024.

A provável escalação para começar o jogo das 20h desta segunda na Boca do Lobo tem Rafael Copetti; Mizael, Tairone, Rodrigo Augusto e Márcio Goiano; Allan Christian, David Cunha, Fabrício Lusa e Jean Roberto; Jarro e Michel.

Opinião de quem vê de perto

Pedro Pereira destaca ainda o sistema defensivo do Inter-SM. “O goleiro Rafael Copetti passa uma grande segurança, a dupla de zagueiros Tairone e Rodrigo Augusto não se perde fácil. O lateral-direito Mizael, que veio após subir o Velo Clube em São Paulo, corre para todos os lados e, mesmo cansado, segue no mesmo nível. O lateral-esquerdo Márcio Goiano é um veterano de 39 anos que não se deixa ser passado para trás, intenso como se fosse um jovem atleta de 20”, diz.

O repórter cita as peças da faixa central como fortaleza do time. “O trio de volantes encabeçado por David Cunha, que talvez seja um dos jogadores mais regulares do Inter, e formado também por Allan Christian e Fabrício Lusa, tem muita presença. Jean Roberto, além de um exímio cobrador de faltas, faz o necessário para conectar o ataque com a defesa”, complementa.

Sobre o ataque, ele menciona os estilos diferentes dos conhecidos atacantes. “Michel e Jarro têm características individuais que fazem eles funcionarem perfeitamente. Enquanto o Michel é o cara preparado para receber a bola e empurrar para o fundo da rede, Jarro é capaz de furar as defesas individualmente com tanta velocidade”, opina Pedro.

Histórico do confronto

O último acesso de cada um dos clubes foi em cima do adversário desta semifinal. O Inter-SM subiu em 2007 graças a uma vitória por 2 a 1 sobre o Pelotas, em Santa Maria. A partida era válida pelo octogonal final, mas o confronto era direto: se o Lobo pontuasse, levaria a vaga na elite.

Em 2018, o Áureo-Cerúleo deu o troco também em uma semifinal de Série A-2. Giovane Gomes e Hugo Sanches garantiram o triunfo por 2 a 0 no estádio Presidente Vargas. A equipe então dirigida por Paulo Porto carimbou o acesso ao bater o Inter-SM por 1 a 0 na Boca do Lobo. Depois, acabou campeã contra o Aimoré.

Neste ano, houve dois confrontos pela primeira fase. Na estreia, Michel decretou a vitória por 1 a 0 dos santa-marienses em Pelotas. Há menos de duas semanas, o Lobo buscou empate por 2 a 2 fora de casa e se manteve vivo na competição. Chegou a hora do tira-teima.

Divisão de Acesso
Semifinais

Jogos de ida

Segunda-feira (22)

20h | Pelotas x Inter-SM
Passo Fundo x Monsoon

Jogos de volta

Domingo (28)

15h | Inter-SM x Pelotas
15h30min | Monsoon x Passo Fundo

Acompanhe
nossas
redes sociais