O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) está há mais de três anos sem nenhuma morte materna por hemorragia pós-parto. A conquista é resultado da adesão à Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH), que envolve a capacitação da equipe obstétrica e a aquisição de equipamentos especializados, utilizados para prevenir e controlar emergências obstétricas hemorrágicas.
“A hemorragia pós-parto é a complicação mais comum do processo de nascimento e, ainda, a maior causa de morte materna”, explicou a chefe da Unidade da Saúde da Mulher (Umul), Luana Winkler
Nesse sentido, a equipe da Maternidade do HE/UFPel está recebendo treinamento presencial em cada turno de trabalho, com o objetivo de nivelar o conhecimento de toda a equipe envolvida no atendimento às gestantes e puérperas do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Desta forma, esperamos garantir o diagnóstico rápido e preciso da hemorragia pós-parto e início imediato do manejo de tratamento, garantindo, assim, o sucesso do tratamento e a segurança das pacientes”, completou Luana.
Desafios
Apesar dos avanços, o hospital ainda enfrenta desafios como os altos índices de cesariana, desinformação sobre o processo de trabalho de parto no pré-natal e o aumento das doenças crônicas e agudas que colocam as mulheres em maior risco de hemorragia pós-parto.