Na tarde desta sexta-feira (19), as portas do novo prédio do campus da saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram oficialmente abertas para a comunidade. No espaço com mais de cinco mil metros quadrados e investimento de R$ 20 milhões próprios da instituição, estão 35 novos consultórios e sete salas de estudos.
A construção do espaço deverá ampliar o número de atendimentos totalmente gratuitos diários de pacientes de toda a região de 500 para mil por dia. Aliando ensino a assistência, o objetivo da Universidade é transformar o campus em uma cidade SUS.
Para o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, após a estabilização financeira da instituição, o aumento no número de atendimentos aos pacientes é uma forma de devolver à comunidade parte do que a Universidade arrecada com seus alunos. “Aqui é o casamento do ensino com a assistência. É um lugar digno para ensinar e aprender”.
Cidade Sus e Escola Médica
Em 2023, entre todos os níveis de assistência à saúde, a Universidade atendeu quase 1 milhão de pessoas. “Do curativo ao transplante”, complementa Bachettini Júnior. Com a conclusão do novo prédio e a construção de um hospital de simulação, o objetivo é tornar o campus em uma Cidade do SUS. “Através do ensino, da extensão e da assistência a gente vai poder avançar no auxílio à comunidade, queremos impactar na vida das pessoas”, enfatiza.
Atualmente, de acordo com o reitor, a Universidade é considerada a maior escola médica do Estado com 1.080 alunos na Medicina, título que combinado com as melhorias na infraestrutura de ensino e prática deverá atrair ainda mais estudantes dos cursos de saúde para Pelotas. “Em 2025, todo o campus estará finalizado e isso encaminha a Católica para a melhor escola do Rio Grande do Sul”.