Proprietários de uma joalheria no Centro de Pelotas, que foi roubada nos últimos dias, relataram dificuldades de contato com os órgãos de segurança pública. De acordo com a Brigada Militar, o número de emergência 190 encontra-se indisponível temporariamente.
Em caso de necessidade ou urgência, a BM pede que a solicitação de uma unidade no local seja efetuada através dos números alternativos: (53) 98416-5023, (53) 3229-2457 e (53) 3229-1006
De acordo com o Tenente Coronel Paulo Renato Scherdien, Comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, o telefone 190 se divide em várias linhas de uma determinada operadora, que por vezes se encontra inoperante por problemas técnicos.
Nesses casos, os telefones auxiliares são divulgados e os protocolos de manutenção com a empresa que oferece o serviço são abertos. “São outros telefones que nós temos na nossa sala de operações, com números fixos e celular para a comunidade em geral não ficar sem o seu telefone de emergência”, esclarece Scherdien, sobre os contatos auxiliares.
Polícia Civil
A Polícia Civil voltou a enfrentar problemas envolvendo os telefones. De acordo com o delegado Sandro Bandeira, há um problema pela instabilidade da rede, que faz com que o número 197 ou (53) 3310-8600 estejam “ocupados” em determinados períodos.
Guarda Municipal
Nos últimos dias, a Guarda Municipal de Pelotas (GM) também vinha enfrentando problemas com a operadora que gera o tridígito 153. Segundo o comandante Iuri Lisboa, já foi possível redirecionar todas as ligações que são feitas para o número, que agora tocam no telefone funcional da instituição, mais especificamente na Sala de Operações da Guarda Municipal.