Fotojornalista Paulo Rossi lança livro nesta quinta-feira
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Fotografia

Fotojornalista Paulo Rossi lança livro nesta quinta-feira

Obra perfaz 24 anos dedicados ao jornalismo em Pelotas

Por

Atualizado quinta-feira,
18 de Julho de 2024 às 10:45

Fotojornalista Paulo Rossi lança livro nesta quinta-feira
Fotógrafo apresenta temas como futebol, religiosidade, ecologia e patrimônio (Foto: Jô Folha)

O fotojornalista pelotense Paulo Rossi se propôs a uma desafiadora missão, resumir 24 anos de profissão em um punhado de imagens carinhosamente selecionadas. Mas sair de mais de 4 mil fotos para 256 não foi nada fácil. Depois de muitos dolorosos cortes, o autor teve o “auxílio luxuoso” na edição fotográfica de outro fotojornalista, o Moizés Vasconcellos. Dessa curadoria nasceu Retratista de Satolep, Um Olhar de Paulo Rossi, obra que tem lançamento nesta quinta-feira (18), a partir das 18h, Museu do Doce da UFPel, praça Coronel Pedro Osório, 8. O livro estará sendo comercializado no local a R$ 80,00.

Na obra, Rossi faz um apanhado dessa longa e bem-sucedida experiência profissional passando por temas como patrimônio histórico, música, carnaval, cultura, retratos e futebol, entre outros tantos. Algumas dessas imagens, apresentadas em cores ou preto e branco, foram reconhecidas por premiações como o Abril de Jornalismo, Sesc, Associação Rio-grandense de Imprensa, além de estarem em publicações literárias ou científicas.

Para alegria do autor, a obra tem ainda o prefácio do músico Vítor Ramil, que o descreve como um “monstro da fotografia”, desenho de Rafael Sica, além de textos de Ricardo Chaves, o Kadão, e Jair Krischke.  Rossi explica que o livro não é dividido em capítulos, mas quem folheia as páginas pode perceber as nuances nas transições dos temas. “Mas a ideia é que as fotos tracem o caminho do livro”, adianta. 

Retratista de Satolep, Um Olhar de Paulo Rossi foi viabilizado através do ProCultura, da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult), com copatrocínio do Grupo Nissul Gala, Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Fernovi Play.

Quem é o fotógrafo

Paulo Rossi nasceu no Rio de Janeiro, mas veio morar em Pelotas aos três anos de idade. A carreira como fotojornalista se consolidou nos 19 anos em que trabalhou na redação do Jornal Diário Popular, além de atuar também como colaborador dos jornais Correio do Povo, Zero Hora e Folha de São Paulo; além das revistas Brasileiros e Aplauso. Suas fotografias já circularam em exposições em diferentes pontos do país, como Brasília, São Paulo, Bahia e Porto Alegre e chegou inclusive a outros país, como a Colômbia. 

 Agende-se

O quê: lançamento do livro Retratista de Satolep, Um olhar de Paulo Rossi 

Quando: hoje, a partir das 18h

Onde: Museu do Doce da UFPel – na Praça Coronel Pedro Osório, Casarão 8

Apoio: Boteco do Cruz

 

Acompanhe
nossas
redes sociais