Evento busca recursos para revitalizar a Pedra da Cruz
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira30 de Outubro de 2024

Morro Redondo

Evento busca recursos para revitalizar a Pedra da Cruz

Dia de campo será realizado neste sábado, na Cabanha Silva

Por

Evento busca recursos para revitalizar a Pedra da Cruz
A nova cruz já foi instalada no local na última semana. (Foto: Divulgação)

A Cabanha Silva, de Morro Redondo, promove, neste sábado (20), um dia de campo em prol da Pedra da Cruz, das Minas do Camaquã. A programação começa ainda pela manhã e conta com shows de César Oliveira & Rogério Melo e de Joca Martins, além de assado em fogo de chão ao meio-dia.

A iniciativa busca angariar recursos para a revitalização da Pedra da Cruz e pela proteção das Minas do Camaquã, que fica entre Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista. A cruz sobre o morro foi instalada em 1968 por ordem de Baby Pignatari, à época proprietário da mineradora de cobre que atuava nas Minas do Camaquã. O objetivo era orientar pousos e decolagens de aviões, além de servir de proteção espiritual aos mineradores. Não há atividades de mineração no local desde 1996, e em 2015 a antiga cruz acabou caindo após a passagem de um ciclone.

A nova cruz já foi instalada no local na última semana, no entanto, ainda são necessários recursos para pagar a estrutura. “É um lugar de muita história, com uma natureza fantástica”, resume Fabrício Silva, idealizador do evento. “A cruz para nós é uma proteção. Na época em que tinha mineração, a cruz nunca podia estar com a luz desligada para não haver acidentes. É um mantra, uma fé que nós temos”, explica.

A programação começa às 9h30min com mateada e visitação à cabanha. Às 10h haverá uma palestra sobre as Minas do Camaquã, seguida do show de César Oliveira & Rogério Melo, às 11h. Às 12h30min será servido o assado em fogo de chão, com cardápio que inclui carne de gado, ovelha e frango, arroz e saladas. O show de Joca Martins está previsto para às 14h.

Ingressos a R$ 100 pelo Sympla.

Acompanhe
nossas
redes sociais