Região terá agência de desenvolvimento
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Iniciativa

Região terá agência de desenvolvimento

Criação será liderada pela Azonasul e vai abranger várias instituições

Por

Região terá agência de desenvolvimento
Paula Mascarenhas espera que iniciativa fomente ideias inovadoras. (Foto: Jô Folha)

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) vai anunciar nesta sexta-feira (19), em evento na programação da 30ª Fenadoce, a criação de uma agência de desenvolvimento regional. A iniciativa, liderada pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), que também está na presidência da Azonasul, pretende agregar o poder público dos municípios da região às diversas entidades com o foco na busca pelo desenvolvimento da região. O evento está previsto para às 17h30min, no auditório 1 do centro de eventos da Fenadoce.

Segundo Paula, a oportunidade será um passo inicial para engajar lideranças na criação da agência. “Tem que ser uma entidade ágil, leve, que seja um espaço de congregação, de discussão de estratégias”, explica. Ela destaca que a agência não deve se formar apenas pela Azonasul, mas usar a entidade como uma base para um diálogo entre diversas entidades e setores.

“A agência não quer ser mais do mesmo, a ideia é traçar objetivos básicos e estratégicos, como a questão climática. Como a gente engaja todos os municípios da região e faz disso um projeto de desenvolvimento?”, diz a prefeita, apontando que o primeiro desafio é identificar como a região vai se colocar na reconstrução do Rio Grande do Sul.

A prefeita avalia que o importante nesse momento é dar início à iniciativa, independentemente do formato jurídico que a agência terá. “Se com a evolução a gente sentir a necessidade de uma instituição, um CNPJ próprio, isso é o mais fácil, a gente não pode é começar com isso, fazer estatuto, associados, isso vai ensejar que cada instituição que indique uma pessoa para ir cumprir tabela em reunião. Não é o caso, tem que ser leve, com boas ideias inovadoras, gente disposta a ser disruptivo. A agência é mais um chamado para tocar na mente das instituições”, avalia.

Acompanhe
nossas
redes sociais