Ataque xavante dobra número de gols em apenas cinco jogos
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Série D

Ataque xavante dobra número de gols em apenas cinco jogos

Desde a chegada de Marcelo Caranhato, Brasil balançou as redes 12 vezes, mesma quantidade da equipe nas 20 partidas anteriores

Por

Atualizado segunda-feira,
15 de Julho de 2024 às 18:18

Ataque xavante dobra número de gols em apenas cinco jogos
Jogadores do Rubro-Negro comemorando um dos quatro gols diante do Avenida, na semana passada (Foto: Jô Folha)

A chegada de Marcelo Caranhato ao Bento Freitas mudou o panorama do Grêmio Esportivo Brasil na Série D do Campeonato Brasileiro. Quando assumiu o comando técnico, o Xavante vinha de três derrotas seguidas e estava na lanterna do grupo A8.

Passadas cinco partidas desde que assumiu o cargo, o Rubro-Negro subiu para o terceiro lugar e, faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase, está em uma situação confortável para avançar. No domingo, diante do Concórdia, o Brasil precisa de um empate para se classificar. Até mesmo a derrota poderá servir caso o Barra não vença o Novo Hamburgo, fora de casa. Porém, um dado chama atenção para exemplificar a melhora do Xavante a partir da contratação de Caranhato: o número de gols marcados.

Com Fabiano Daitx, Alessandro Telles e o interino Otávio da Silva, o ataque rubro-negro marcou 12 gols em 20 jogos na temporada. Uma média de 0,6 gols por jogo. Nas últimas cinco rodadas a quantidade de bolas na rede dobrou. O ataque marcou os mesmos 12 gols, mas em um período de apenas cinco jogos, uma média de 2,4 gols por partida.

Essa mudança fez o Xavante ter o melhor ataque do grupo A8 ao lado do Barra; 15 bolas na rede para cada. Quando Caranhato assumiu o comando técnico, o Brasil tinha feito apenas três gols em oito rodadas disputadas na Série D, uma média de 0,37. Em todas as vitórias com o novo treinador, o ataque anotou pelo menos dois tentos.

Mudanças na escalação desencantam ataque

Na partida seguinte à saída de Alessandro Telles, o auxiliar Otávio da Silva comandou a equipe de forma interina na derrota por 1 a 0 diante do Cianorte, fora de casa. O Xavante entrou em campo com Maurício de volante, ao lado de Araújo, e Matheus Marques na lateral-esquerda, adiantando Mário Henrique para ser um extrema. Lucão assumiu a titularidade como centroavante, se tornando o artilheiro que o clube ainda não tinha encontrado na temporada. Em sete jogos ele se tornou o goleador do Brasil no ano com quatro gols, superando Marcinho. Matheus Guimarães foi deslocado para ser um extrema pela direita e também cresceu de produção.

Essa base de time foi mantida por Caranhato desde a chegada, dois dias depois do jogo no interior do Paraná. Na entrevista coletiva após a goleada por 4 a 0 sobre o Avenida, na quarta-feira, o treinador destacou os números positivos e elogiou o elenco pelo desempenho e entrega.

“Isso se deve muito à coragem dos jogadores. É um sistema um pouquinho diferente. A gente precisava na minha chegada arriscar um pouquinho para buscar as vitórias. A gente sabe que no futebol, entre atacar e defender bem, você precisa ter uma equipe muito equilibrada, muito consciente, muito sólida. Eu disse para eles: quanto mais jogadores a gente tiver no campo adversário, melhor a gente vai atacar e defender. Eles compraram a ideia, são jogadores de uma entrega extraordinária”, disse.

Elenco se reapresenta nesta terça

Com a semana inteira para treinos, o elenco xavante ganhou folga nesta segunda-feira (15) e inicia a preparação para enfrentar o Concórdia na tarde desta terça-feira (16). Caranhato terá as voltas de Thierry e Maurício Moraes, que cumpriram suspensão contra o Barra. As dúvidas ficam em relação aos jogadores lesionados. Até o fechamento desta edição, a direção não havia divulgado boletim médico para atualizar a situação de cada atleta.

Na última rodada, Adriel, Matheus Marques, Marcinho, Rafael Holstein e Vini Charopem ficaram de fora, sem contar Gabriel Pereira e Gabriel Oliveira, que se recuperam de cirurgia.

Grupo A7 ainda tem duas vagas

Caso o Brasil avance, enfrentará na segunda fase um dos classificados do grupo A7. O Maringá já garantiu o primeiro lugar. A Inter de Limeira tem o segundo posto virtualmente garantido.
Na última rodada, Costa Rica (MS), Santo André e Água Santa disputam no sábado as últimas duas vagas.

Números de gols do Brasil em 2024

Antes de Marcelo Caranhato = 12 gols em 20 jogos.

Desde a chegada de Marcelo Caranhato = 12 gols em cinco jogos.

Últimas cinco partidas

Brasil 3 x 1 Novo Hamburgo
Novo Hamburgo 1 x 2 Brasil
Brasil 1 x 2 Cianorte
Brasil 4 x 0 Avenida
Barra 2 x 2 Brasil

Série D | 14ª rodada

Grupo A7

Sábado (20)
16h | Costa Rica (MS) x São José (SC)
Santo André x Maringá
Pouso Alegre x Inter de Limeira
Água Santa (SP) x Patrocinense (MG)

Grupo A8

Domingo (21)
16h | Brasil x Concórdia
Cascavel x Avenida
Novo Hamburgo x Barra
Hercílio Luz x Cianorte

Acompanhe
nossas
redes sociais