Está chegando a hora decisiva da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Pela 13ª e penúltima rodada do grupo A8, o Grêmio Esportivo Brasil tem a chance de garantir a classificação antecipada neste domingo. Para alcançar o objetivo será necessário vencer o Barra, às 16h, em partida disputada no estádio Gigantão das Avenidas, em Itajaí (SC).
O Xavante é o terceiro com 17 pontos, enquanto o rival é o quinto com 15. Até mesmo um empate mantém o Rubro-Negro no G-4, mas leva a decisão da vaga para a última rodada contra o Concórdia, atual quarto colocado, no Bento Freitas.
Mudanças na escalação
Pela segunda partida seguida o técnico Marcelo Caranhato terá que fazer alterações na equipe. Adriel retorna de suspensão, mas Maurício Moraes está fora após ser expulso contra o Avenida. Será preciso manter Lopes no time titular, mas desta vez fazendo dupla com Adriel.
Outra mudança será no gol. Thierry recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora. Contratado em junho após a lesão de Gabriel Oliveira, Igor Pavan terá a primeira oportunidade de atuar com a camisa xavante.
O lateral-direito Samoel Pizzi deixou o jogo da quarta-feira na maca, porém como o clube não divulga boletim médico não se sabe a situação do jogador. Caso seja poupado, Danilo sasume a titularidade. No lado esquerdo, Mário Henrique deve ser mantido, com Adriano Klein na extrema. O Brasil está desde quinta-feira em Itajaí.
Outras mudanças na escalação podem ocorrer por desgaste físico. O Xavante irá disputar sua 11ª partida em 43 dias, média de um jogo a cada 3,9 dias. A maratona será finalizada no próximo domingo na última rodada. O calendário apertou para o Rubro-Negro em função das enchentes no mês de maio, que fizeram a equipe, na época treinada por Alessandro Telles, não atuar em quatro rodadas.
Barra vive bom momento
No primeiro turno, o Brasil bateu o Barra no Bento Freitas por 1 a 0. O gol foi marcado por Vini Charopem. Logo na sequência, a direção do Pescador contratou Felipe Surian como técnico. Na Baixada o auxiliar Rafael Piccinin comandou a equipe como interino.
Depois de uma fase de oscilação, o time catarinense passou a ter bons resultados. O Barra ainda não perdeu no returno. Foram cinco jogos, com duas vitórias e três empates. A última derrota aconteceu na sétima rodada diante do Cianorte, em Itajaí.
Para enfrentar o Brasil, Surian não poderá contar com o volante Roldan, expulso na vitória por 3 a 0 sobre o Cascavel. Murilo e Matheus Carvalho disputam a posição. Outras ausências são o zagueiro Wesley Matos, o atacante Adilson Bahia e o lateral Ricardo Silva, todos machucados.
Mesmo sendo de Balneário Camboriú, o Barra está mandando os jogos no Gigantão das Avenidas, estádio do Marcílio Dias, em Itajaí. A expectativa de público é baixa para este domingo. Atuando em casa, o Pescador venceu apenas uma partida na Série D. Foram quatro empates e uma derrota. Já o Xavante só tem um triunfo longe do Bento Freitas, além de dois empates e três derrotas.
Agenda – 13ª rodada
Grupo A8
Domingo
15h | Avenida x Hercílio Luz
16h | Barra x Brasil
Cianorte x Cascavel
17h | Concórdia x Novo Hamburgo
Prováveis escalações
Barra: João Lopes; Muriel, Vitão, Vavá e DG (ou Kaike); João Miguel, Murilo (ou Matheus Carvalho) e Álvaro; Marcelinho, Alex Henrique e Thiaguinho. Técnico: Felipe Surian.
Brasil: Igor Pavan; Samoel Pizzi (ou Danilo), Adriel, Lopes e Mário Henrique; Araújo, Maurício, Matheus Guimarães, Rafael Holstein e Adriano Klein; Lucão. Técnico: Marcelo Caranhato.
Horário: 16h deste domingo.
Transmissão: TV Xavante.
Árbitro: Rafael Diniz (DF).
Local: Gigantão das Avenidas, em Itajaí (SC).