A primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro está na reta final. Neste fim de semana acontecem os duelos da 13ª e penúltima rodada. Até o momento, 13 equipes já garantiram classificação para a etapa de mata-mata. Ainda restam 19 vagas. Em todos os grupos pelo menos um time já carimbou lugar na segunda fase.
O Brasil pode ser um dos classificados ainda no domingo, caso vença o Barra, fora de casa, em partida agendada para às 16h, em Itajaí. Na chave A8 até o momento apenas o Cianorte confirmou a classificação.
O Manauara é o time de melhor campanha até o momento em toda a Série D. A equipe de Manaus, que tem Rafael Dumas no elenco, lidera de ponta a ponta o grupo A1 e ainda segue sem perder. Em 12 jogos, são 28 pontos, com oito vitórias e quatro empates.
O Treze também é outro destaque da competição. O tradicional time da Paraíba está desde a primeira rodada liderando o grupo A3. Hoje com 27 pontos, o Galo da Borborema perdeu apenas uma vez.
Na segunda fase os confrontos acontecem no sistema de ida e volta. Nesta etapa os emparceiramentos são entre as equipes das chaves: A1 x A2, A3 x A4, A5 x A6, A7 x A8. Portanto, neste momento o Xavante enfrentaria a Inter de Limeira, atual segunda colocada na chave A7.
O atacante Weslley Smith, do Fluminense (PI), é o artilheiro da Série D com oito gols.
Até os jogos deste fim de semana 16 equipes já não possuem mais chances de classificação: Humaitá (AC), Águia de Marabá (PA), Maracanã (CE), Potiguar de Mossoró, Petrolina (PE), Sergipe, União Rondonópolis (MT), Capital (DF), Real Brasília, Ipatinga, Democrata (MG), Audax Rio, Pouso Alegre, São José (SP), Patrocinense (MG) e Cascavel.
Equipes classificadas antes da 13ª rodada
Grupo A1
Manauara (AM)
Porto Velho
Grupo A2
Maranhão
Grupo A3
Treze
Iguatu (CE)
Grupo A4
Itabaiana (SE)
Grupo A5
Brasiliense
Anápolis (GO)
CRAC (GO)
Grupo A6
Nova Iguaçu (RJ)
Itabuna (BA)
Grupo A7
Maringá (PR)
Grupo A8
Cianorte