A matemática é simples para explicar a situação do Grêmio Esportivo Brasil na Série D. Basta uma vitória nas próximas duas partidas para o Xavante garantir um lugar na segunda fase da competição. Portanto, se vencer o Barra neste domingo, pela 13ª rodada do grupo A8, o Rubro-Negro confirmará a classificação com um jogo ainda pendente.
Em caso de vitória contra o Pescador, o Brasil subiria para 20 pontos e não poderia mais ser ultrapassado pelo próprio Barra, por exemplo, e pelos critérios não teria como ser superado por Novo Hamburgo e Hercílio Luz. O Cascavel é o único eliminado da chave.
Outra possiblidade é caso o Xavante perder neste domingo, mas na próxima semana vencer o Concórdia, no Bento Freitas. Neste cenário o Rubro-Negro se classificaria ao passar na tabela justamente o rival catarinense.
Existe a possibilidade do Brasil avançar de fase até mesmo com dois empates, mas para isso dependeria de outros resultados paralelos.
Projetando a sequência da Série D
Na segunda fase os times do grupo A8 cruzam com os classificados da chave A7. Neste momento o Brasil estaria enfrentando a Inter de Limeira, do interior de São Paulo, em jogos de ida e volta.
O Maringá lidera com 26 pontos e está virtualmente classificado em primeiro. A Inter vem em segundo com 20. Costa Rica (MS) com 20 e Água Santa (SP) com 19 fecham o G-4. O Santo André e o quinto com 17 pontos e ainda tem chance de classificação. Pouso Alegre (MG), São José (SP) e Patrocinense (MG) estão eliminados.
Para conquistar o acesso, o Brasil terá que superar três etapas de mata-mata. Apenas os quatro semifinalistas sobem de divisão.
Agenda – 13ª rodada
Grupo A7
Sábado
16h | São José (SP) x Pouso Alegre (MG)
Patrocinense (MG) x Santo André
Inter de Limeira x Costa Rica (MS)
18h30min | Maringá (PR) x Água Santa (SP)
Grupo A8
Domingo
15h | Avenida x Hercílio Luz
16h | Barra x Brasil
Cianorte x Cascavel
17h | Concórdia x Novo Hamburgo