Atleta pelotense disputará Mundial de Remo no Canadá
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Nas águas

Atleta pelotense disputará Mundial de Remo no Canadá

Brenda Madruga Freitas, 17 anos, vai representar o projeto Remar para o Futuro em agosto, no Canadá

Por

Atleta pelotense disputará Mundial de Remo no Canadá
Jovem se sagrou campeã sul-americana júnior em março na categoria Double Skiff (Foto: Arquivo pessoal)

Brenda Madruga Freitas, 17 anos, representará Pelotas no Mundial Júnior de Remo. A competição está marcada para acontecer entre 18 e 25 de agosto em St. Catharines, no Canadá. A participação da jovem aumenta a lista de integrantes do Remar para o Futuro em torneios internacionais: é a quarta edição consecutiva do evento com ao menos um integrante do projeto pelotense.

A atleta embarca na próxima semana para o país-sede do campeonato. Recentemente, Brenda esteve nas instalações de treinamento da seleção brasileira, no Rio de Janeiro. “É uma oportunidade incrível. O Canadá é um país que eu sempre quis conhecer, sempre foi meu sonho. Hoje, graças às oportunidades que o projeto me deu, vai ser possível viver essa experiência”, afirma.

Única de fora do RJ

A participação de atletas do Remar para o Futuro em torneios internacionais virou rotina nos últimos anos. Brenda se prepara de olho em seu segundo evento de dimensão mundial, por exemplo. Entre os convocados para a seleção brasileira júnior, a pelotense é a única que não treina diariamente no Rio de Janeiro.

Na modalidade Double Skiff Júnior, a atleta vai disputar a prova acompanhada de Jennifer Almeida, colega de barco com quem formou dupla na conquista do título do Sul-Americano da categoria, em março. “É muito gratificante viver tudo isso. Acho que a Brenda do passado não imaginava que ela conheceria o país que tanto quis conhecer”, celebra.

Reflexo do trabalho

O Remar para o Futuro se faz presente neste Mundial também pela convocação de Mariana Funari Macedo, atleta do Flamengo egressa do projeto pelotense. Para o treinador e coordenador técnico do programa, Oguener Tissot, a inserção dos jovens em competições de alto nível reflete o comprometimento e a dedicação da equipe nos treinamentos, realizados diariamente no arroio Pelotas.

“Estamos muito felizes e contentes com esse resultado. É mais uma conquista do projeto e mostra o legado que a gente vem mantendo já pelo quarto ano consecutivo. Desde 2021 nós já tivemos atletas na República Tcheca, na Itália, na França e agora, com a Brenda, estamos também no Canadá”, comemora o treinador.

Seleções semestrais

Com dois processos seletivos ao longo do ano, de acordo com o número de vagas disponíveis, o Remar abre semestralmente as seleções para jovens interessados em participar das atividades. A iniciativa é totalmente gratuita e disponibiliza aos atletas vale-transporte, uniforme, alimentação pós-treino, aulas de remo, musculação, levantamento de peso olímpico, yoga e natação, além de serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e medicina.

O Remar para o Futuro é uma realização de Prefeitura de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Academia de Remo Tissot e Clube Centro Português. A iniciativa conta com a parceria do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As atividades ainda contam com o apoio institucional das empresas Motor Factory e Alltec Internet.

Acompanhe
nossas
redes sociais