Ações emergências para a recuperação da agropecuária da Zona Sul serão debatidas em seminário realizado hoje, na Embrapa Clima Temperado, localizada na BR-392, quilômetro 78. O evento com representações dos 23 municípios da Azonasul também abordará as perspectivas para o setor para o biênio 2025/2026.
A programação do seminário, que terá presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a programação terá início às 9h30min, seguindo durante o dia até as 17h, com grupos de trabalho e plenária.
Dentre os entes que participam estão o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), o Conselho Regional do Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater, entre outros. Além disso, interessados que trabalham com a agropecuária estão convidados a participar do evento.
De acordo com o secretário de Agricultura de Rio Grande e coordenador do Conselho de Secretários de Agricultura da Azonasul, Bercílio Silva, o encontro tem como propósito mapear as perdas e dificuldades do setor na região, assim como apresentar ao ministro da agricultura as necessidades para a recuperação. “Especialmente ações emergenciais para 2024, pois perdemos 1,85 bilhão, e ações para 2025 e 2026”, diz sobre o seminário.