Comunidade escolar faz caminhada para celebrar o IMDAZ
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira30 de Outubro de 2024

Aniversário

Comunidade escolar faz caminhada para celebrar o IMDAZ

Ação levou à avenida Domingos de Almeida um desfile para homenagear o Instituto de Menores

Por

Atualizado sábado,
06 de Julho de 2024 às 17:51

Comunidade escolar faz caminhada para celebrar o IMDAZ
Alunos e seus familiares, professores e funcionários participaram da homenagem. (Foto: Ana Cláudia Dias)

Alunos e seus familiares, professores e funcionários do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ) celebraram os cem anos da entidade, no início da tarde deste sábado (6), com um desfile pela avenida Domingos de Almeida, a partir da rótula da rua Comendador Rafael Dias Mazza, até a sede do IMDAZ. O aniversário ainda marca a consolidação da entidade como escola de Ensino Fundamental em tempo integral.

Essa foi a segunda ação comemorativa do centenário. A primeira ocorreu na quarta-feira (3), com missa. Neste sábado participaram da caminhada alunos de diversas idades, desde os bebês do Berçário 1 até os adolescentes que frequentam as oficinas, mas não estão mais no Instituto, que oferece escolaridade até o quarto ano.

Embalados pela banda marcial da instituição, os alunos mostraram para a comunidade um pouco do que é desenvolvido na escola nas através de oficinas de música, dança e taekwondo, no turno inverso ao das aulas. As exibições arrancaram aplausos do público que parou para prestigiar o desfile.

O padre Marcus Bicalho, diretor do IMDAZ, diz que a grande comemoração destes cem anos é a transformação da entidade em uma escola de ensino regular. “Hoje nós temos a escola infantil para crianças de quatro meses a dois anos e temos uma escola de primeira à quarta série. A marca para nós é consolidar essa escola de tempo integral levando até o nono ano, nos tempos subsequentes, para que os nossos alunos sigam conosco”, diz o diretor. Ao final do desfile, que levou cerca de uma hora, a comunidade escolar deu um abraço simbólico ao prédio inaugurado há 80 anos por Zattera, então bispo de Pelotas.

No taekwondo

A dona de casa Alekssandra Leal foi acompanhar os filhos Braian, 16, e Adrian Leal, 11. Os adolescentes frequentam as aulas de taekwondo do projeto “Quem luta não briga”, oferecido na escola. Ambos não estudam no IMDAZ porque estão no primeiro ano do Ensino Médio e sexto ano do Fundamental. Braian luta desde os sete anos e em 2023 se sagrou campeão regional. “Para mim a oficinas do IMDAZ é tudo de bom, o Braian mesmo está com 16 anos, ali está num ambiente saudável estão treinando e tendo um objetivo na vida”, comenta.

Acompanhe
nossas
redes sociais