Neste sábado (6), véspera do aniversário de Pelotas, acontece um evento inédito no interior de um dos mais tradicionais pontos de encontros da cidade, o Café Aquários. A partir das 10h30min, o grupo Autocine Brazilian Blend apresenta seu repertório composto por clássicos do jazz e composições autorais. O show é gratuito e aberto ao público em geral.
O grupo de música instrumental, formado há três anos, com o propósito de desenvolver um repertório autoral, influenciado por elementos do jazz e suas variações, do soul e do pop, com a pitada de um swing bem brasileiro. No elenco estão os talentosos e experientes: Gil Soares, na flauta, Leonardo Bastos, no piano, Gustavo Barbosa, no baixo, Guilherme Fiss, no sax, e Franco Xavier, na bateria.
A ideia de tocar no Aquários surgiu de conversas entre o músico e publicitário Franco Xavier e um dos gerentes da cafeteria, Carlos Dias. O músico conta que era um cliente diário do espaço, quando tinha residência e trabalhava na rua 15 de Novembro, e que se afastou depois da mudança para o Areal. “Agora voltei a morar na 15 e a frequentar o Café”, comenta.
Entre uma conversa e outra com o gerente, Xavier mostrou uma referência de um vídeo da banda pelotense Devon Lamar, tocando em um “aquário”, numa loja fechada fora do Brasil. “Só tinha a banda e a loja é muita parecida com o Aquários, porque tem grandes janelas. Como eu sou do mundo da criatividade, pensei que seria legal a gente tocar lá no (Café) e mostrei esse vídeo para o Carlos”, conta.
A ideia foi aceita de imediato pelo gerente do estabelecimento, especialmente pelo estilo musical da Autocine. Desde a sua inauguração em 1970, a casa comercial que nunca tinha sido palco para um evento de aniversário da cidade abre neste sábado com uma bateria montada e pronta para o concerto. “A gente vai tocar dentro do Aquários, mas quem estiver na rua vai conseguir nos prestigiar também”, fala Xavier.
Repertório
O repertório da Autocine tem 17 composições, destas três delas são releituras de standards como Samba de uma nota só, de Tom Jobim, Four, de Miles Davis, e Cantaloupe Island, de Herbie Hancock. “É um baita de um espaço e com certeza vamos tocar o nosso repertório na íntegra. Vai ser algo diferenciado para quem frequenta o Café.
Fique atento
O quê: show do grupo instrumental Autocine Brazilian Blend
Quando: sábado (6), a partir das 10h30min
Onde: Café Aquários, rua 15 de Novembro, 602
Aberto ao público