Pelotas marca nos acréscimos e empata por 1 a 1 com o Bagé

Divisão de Acesso 2024

Pelotas marca nos acréscimos e empata por 1 a 1 com o Bagé

Gol anotado por Arthur Vanzela aos 50 minutos do segundo tempo evita derrota e, a duas rodadas do fim da primeira fase, mantém o Lobo no G-4

Por

Atualizado sexta-feira,
05 de Julho de 2024 às 16:11

Pelotas marca nos acréscimos e empata por 1 a 1 com o Bagé
Time de Ramires (na imagem) volta a campo outra vez em casa, às 19h30min de sábado, contra o Monsoon (Foto: Lucas Rhamon - ECP)

Um gol marcado pelo jovem meia Arthur Vanzela, aos 50 minutos da etapa final, evitou a derrota do Pelotas para o Bagé nesta quarta-feira (3) e garantiu um ponto essencial ao Áureo-Cerúleo na luta por uma das vagas às quartas de final da Divisão de Acesso. O empate por 1 a 1 na Boca do Lobo, em duelo da 12ª e antepenúltima rodada da fase de grupos, deixa o time da Avenida em terceiro lugar da chave B.

Caso o revés se confirmasse, o Pelotas cairia para a quinta posição do grupo a duas partidas do encerramento dessa etapa. Agora, o cenário mostra o Lobo somando 18 pontos, mesma quantidade de Aimoré e Lajeadense, que ficam atrás nos critérios de desempate. Nas duas rodadas derradeiras da primeira fase da Série A-2 do Gauchão, o Áureo-Cerúleo enfrentará os dois melhores colocados de sua chave: Monsoon, às 19h30min de sábado, outra vez em casa, e o líder Inter-SM, às 15h da próxima quarta-feira, como visitante.

> LEIA MAIS: Diretor de futebol garante permanência de Ariel Lanzini, mas critica atuação.

Foto: Reprodução – FGF

Caucaia e Léo Ferraz são as novidades

Foram duas caras novas na escalação do Pelotas em relação à derrota para o Aimoré. Suspenso, Vitor Júnior não atuou e acabou substituído por Léo Ferraz. A outra troca foi opção da comissão técnica liderada pelo treinador interino Ariel Lanzini – que também cumpriu sanção por cartão – envolveu a saída de Christianno para a volta de Alysson Caucaia aos 11 iniciais.

Sem Ariel, o auxiliar técnico da comissão fixa do clube, Felipe Müller, ficou à beira do gramado. Diante do Bagé comandado pelo velho conhecido dos áureo-cerúleos, Leocir Dall’Astra, o Lobo se desenhou com uma dupla de ataque: Warlei e Léo Ferraz. Assim, Fauver Frank e Clayton desempenharam a função de extremas, abrindo os flancos para ultrapassagens dos laterais Hélder e Fernando Júnior.

Trave no final

Apesar do jogo truncado durante a etapa inicial, os dois times levaram perigo ao gol adversário antes do intervalo. A primeira conclusão foi do Lobo: aos nove minutos, Léo Ferraz bateu para defesa fácil de Tom Fernandes. Começou aí, justamente, o melhor momento do Bagé no primeiro tempo. Ex-jogador do Pelotas, Douglas Vargas arrematou quatro vezes à meta defendida por Allan Thiago, ainda substituindo o lesionado Erivelton.

A primeira dessas finalizações do camisa 7 do Jalde-Negro foi logo a mais clara delas. Aos 12 minutos, Douglas Vargas saiu cara a cara e parou em grande intervenção de Allan Thiago. O goleiro áureo-cerúleo também precisou fazer boa defesa aos 22, em chute do mesmo jogador, no alto. O atacante dos visitantes ainda carimbou a trave aos 30 – neste lance, porém, já era assinalado impedimento.

Passados os sustos, o Pelotas seguia sem encontrar espaços na defesa do Bagé, que se interessava apenas pela vitória devido às condições na tabela. Espaços que finalmente apareceram aos 43, no melhor lance da etapa inicial. Léo Ferraz lançou Clayton de cara para Tom Fernandes, mas o goleiro defendeu. O rebote caiu nos pés de Fernando Júnior. De fora da área, o lateral mandou por cobertura e acertou a travessão.

Na continuação da mesma jogada, Léo Ferraz dominou e arrematou para defesa simples de Tom Fernandes. Não saiu o gol do Lobo e o intervalo apontava placar zerado. Quando Francisco Soares Dias apitou o fim do primeiro tempo, o presidente do Pelotas, Rodrigo Brito, desceu para o gramado e criticou de forma veemente o árbitro por conta do tempo considerado reduzido de bola rolando no jogo. O campo ficou à disposição, então, das crianças da escolinha do Esporte Clube Pelotas, que se divertiram no estádio.

Pênalti contra e gol salvador no apagar das luzes

Depois do primeiro tempo movimentado, a etapa final teve um cenário muito diferente. O Lobo sofreu para ameaçar o adversário e, para piorar, saiu atrás no marcador. As primeiras alterações em busca de melhora surgiram aos 13 minutos: entraram Adryel e Marcelinho, saíram Fernando Júnior e Fauver Frank.

Enquanto isso, o Bagé ia gostando do jogo. O zagueiro Yuri evitou aos 23 minutos o que seria um gol de Rafael Moraes. Em seguida, não teve jeito para o Pelotas. O centroavante Mario foi derrubado por Heverton na área após cobrança de falta. Pênalti que o mesmo Mario converteu, batendo rasteiro, para fazer 1 a 0 aos 30.

A comissão técnica áureo-cerúlea organizou um esquema ofensivo para tentar pelo menos um ponto. Nicolas Ferri, Arthur Vanzela e Vitor Gonçalves entraram. Mas nem em um cenário de ataque contra defesa, com o Jalde-Negro baixando linhas e se defendendo, o time do Lobo levava algum perigo. O que mudou aos 50 minutos, quase no último lance da partida: após um cruzamento desviado por Warlei, Arthur Vanzela pegou de primeira, de canhota, e mandou no canto de Tom Fernandes para salvar um ponto ao Lobo: 1 a 1.

Primeiro tempo

9’: Léo Ferraz pega sobra na área após cobrança de falta e bate para defesa fácil do goleiro do Bagé.

12’: Douglas Vargas ganha de Yuri na velocidade, invade a área e, cara a cara com Allan Thiago, só não abre o placar porque o goleiro do Pelotas faz grande defesa.

13’: Fauver Frank recebe de Léo Ferraz, ajeita para o pé esquerdo e chuta muito fraco.

22’: Douglas Vargas acerta finalização no alto e Allan Thiago, de mão trocada, evita o gol do Bagé.

28’: Em sua terceira conclusão no jogo, Douglas Vargas arremata de perna esquerda e Allan Thiago encaixa.

30’: De novo ele. Douglas Vargas chuta cruzado e acerta o pé da trave de Allan Thiago. Condição, porém, era de impedimento.

43’: Léo Ferraz deixa Clayton na cara de Tom Fernandes, que faz grande intervenção. No rebote, de muito longe, Fernando Júnior quase marca um golaço ao acertar a trave em chute por cobertura. A bola ainda fica com Léo Ferraz, que chuta para defesa simples do goleiro do Bagé.

Segundo tempo

13’: Fernando Júnior vai à linha de fundo e cruza. Léo Ferraz domina e emenda uma bicicleta, mas árbitro vê toque de mão do atacante.

23’: Após cobrança de falta, Allan Thiago sai do gol e tira a bola de soco. Rafael Moraes bate no rebote e, na pequena área, Yuri, de cabeça, salva o Pelotas.

28’: Pênalti para o Bagé. Mario domina na área após cobrança de falta e, prestes a finalizar, é puxado por Heverton.

30’: Gol do Bagé. Mario bate rasteiro e Allan Thiago, mesmo pulando para o canto certo, o esquerdo, vê a bola passar por baixo. Bagé abre o placar.

50’: Gol do Pelotas. Depois de um cruzamento desviado por Warlei, Arthur Vanzela pega de primeira, de perna esquerda, e empata o jogo quase no último lance. 1 a 1.

Divisão de Acesso
12ª rodada

Quarta-feira

Grupo A

Gaúcho 1 x 2 União Frederiquense
Glória 2 x 0 Passo Fundo
Esportivo 1 x 1 Veranópolis
Brasil-FAR 1 x 3 Cruzeiro

Grupo B

Lajeadense 0 x 0 Monsoon
Pelotas 1 x 1 Bagé
Inter-SM 1 x 0 Aimoré
São Gabriel 0 x 2 Futebol com Vida

Agenda – 13ª rodada

Grupo A

Domingo
15h | Passo Fundo x Brasil-FAR
Veranópolis x Gaúcho
Esportivo x Cruzeiro
16h | União Frederiquense x Glória

Grupo B

Sábado
19h30min | Pelotas x Monsoon

Domingo
15h | Bagé x Inter-SM
Futebol com Vida x Lajeadense
Aimoré x São Gabriel

Ficha técnica

Pelotas (1): Allan Thiago; Hélder (Nicolas Ferri – 27’ 2T), Yuri, Heverton e Fernando Júnior (Adryel, 13’ 2T); Alysson Caucaia, Ramires (Arthur Vanzela, 38’ 2T), Fauver Frank (Marcelinho, 13’ 2T), Clayton (Vitor Gonçalves – 27’ 2T); Warlei e Léo Ferraz. Técnico: Ariel Lanzini (suspenso | Felipe Müller ficou à beira do campo).

Bagé (1): Tom Fernandes; Biteco, Raul, Vinicius Silva e Gustavo Nogy; Felipe Cordeiro, Alan Gonçalves (Miguel Alcântara, 38’ 2T), Rafael Moraes (Kauã, 46’ 2T); Douglas Vargas (Makelele, 30’ 2T), Bambelo (Gustavo Linhares, 46’ 2T) e Mario (Caique, 30’ 2T). Técnico: Leocir Dall’Astra.

Gols: Mario, aos 30’ 2T (B); Arthur Vanzela, aos 50’ 2T (P).

Cartões amarelos: Clayton e Hélder (P); Douglas Vargas e Alan Gonçalves (B).

Árbitro: Francisco Soares Dias.

Local: Boca do Lobo.

Acompanhe
nossas
redes sociais