Pelotas ofereceu uma programação diferenciada à população neste domingo (30). Na Associação Rural (ARP), foi realizada a Festa Cãonina, com tema inspirado em festas juninas, com espaços característicos e atividades variadas para entreter o público e promover a doação de cães abrigados, resgatados da enchente. O evento promovido pela Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e parceiros, transcorreu das 10h às 17h, com 73 animais disponíveis para adoção, dos quais sete já têm novo lar.
“Destaco que a iniciativa da Festa foi voltada a chamar a atenção da sociedade para adoção responsável dos animais resgatados durante as enchentes. O evento buscou atrair as famílias para um dia de diversão e integração com a causa animal, com a participação de várias entidades parceiras e voluntários que atuaram de forma destacada durante o período de crise climática”, avalia o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, acrescentando que os cães adotados terão prioridade na castração gratuita, realizada pelo Município.
Além da SQA, a Festa Cãonina contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses, Point dos Bichos, Mintem Petland, Central Pet e Clínica Sentinela. O evento teve como apoiadores a Patrulha Ambiental (Patram), Ministério Público (MP), Hospital de Clínica Veterinária (HCV), Núcleo de Reabilitação de Fauna Silvestre (Nurfs), Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), veterinários e voluntários dos abrigos, SOS Animais, Viratampa, e o Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa).
Relato de uma adotante
A jovem estudante de 16 anos, Isadora Pereira Soares, mesmo já tutora de uma cachorrinha de quatro anos, também adotada, não resistiu aos encantos de uma nova pet e saiu da Festa Cãonina acompanhada. “Ela ganhou meu coração. Eu a vi e, no mesmo momento, me chamou atenção. Ela fez a sedução e eu tive que adotar. A experiência aqui na Rural foi incrível. É uma sensação muito boa a de fazer um animal feliz”, relatou.
Os novos tutores recebem certificado de adoção. O abrigo na ARP permanece aberto de domingo a domingo, das 8h às 20h, para receber interessados que queiram visitar as instalações, voluntários que tenham disponibilidade para auxiliar ou futuros tutores que desejem adotar um cão.