Pesquisa avalia serviço da Ecosul
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

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Pesquisa avalia serviço da Ecosul

Levantamento aponta que mais de 90% dos usuários aprovam o serviço no Polo Rodoviário de Pelotas

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Pesquisa avalia serviço da Ecosul
Concessão encerra no final do ano que vem

Levantamento realizado pelo Instituto Pesquisa de Opinião (IPO) entre os dias 17 e 27 de abril deste ano revelou que a maior parte dos usuários do Polo Rodoviário de Pelotas têm uma opinião positiva sobre os serviços pela Ecosul, com 90,5% dos entrevistados satisfeitos com o trabalho realizado. A concessionária responsável pela administração de 453,7 quilômetros do Polo Rodoviário de Pelotas chega a 26 anos de atuação neste 15 de julho.

A concessão alcança uma aprovação de 86%. A percepção da imagem da Ecosul também obteve índice favorável, com 64,4% dos entrevistados avaliando a empresa positivamente. Por outro lado, 28,1% têm impressões negativas sobre a concessão. Entre os que avaliam positivamente, 38,6% destacaram os bons serviços e o atendimento como principais fatores, seguidos pela manutenção das rodovias (33,9%) e pela estrutura de apoio (10,3%).

Levantamento de dados
Os dados foram levantados pelo IPO em entrevistas com usuários em pontos de coleta próximos às cinco praças de pedágio da Zona Sul. Neste contexto, 61,9% das entrevistas foram com veículos de passeio e 38,1% com veículos comerciais de carga e de caminhões.
Para a cientista política e diretora do IPO, Elis Radmann, na análise dos indicadores é importante observar que a avaliação dos serviços prestados pela Ecosul está acima da avaliação da satisfação geral como um todo. “Isso significa que o reconhecimento das entregas e da atuação da empresa no atendimento aos usuários é superior ao da imagem que se têm dela”, pontua, ao destacar que a reputação sofre impacto apenas a partir do debate sobre o valor do pedágio.

Para o diretor superintendente da Ecosul, Fabiano Medeiros, a aprovação de dois terços dos entrevistados significa que a concessão tem atingido sua missão: “A Ecosul é uma empresa parceira do usuário, que cuida da rodovia, presta bons serviços e zela por sua segurança e bem-estar, e os motoristas que andam em nossas rodovias entendem isso”.

Investimentos em segurança e manutenção
O diretor superintendente da Ecosul atribui o bom resultado obtido aos investimentos em segurança e manutenção das rodovias. Esse desempenho satisfatório está refletido, por exemplo, no Anuário da Superintendência de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Surod/ANTT). O detalhamento de 2023 aponta que os trechos da BRs 116 e 392 sob responsabilidade da Ecosul possuem o melhor Índice de Segurança Viária (ISV) do Brasil. O ISV avalia o impacto dos serviços e investimentos realizados pelas concessionárias na preservação de vidas.

O documento da ANTT atesta que as rodovias do Polo de Pelotas tiveram um desempenho 46% melhor na comparação com o levantamento de 2022. As rodovias concedidas à Ecosul registraram no ano passado uma redução de 9% na taxa de severidade de acidentes na comparação com o ano anterior. Foi o melhor desempenho dentre as 24 concessionárias federais.

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