Pelotas soma mais de 50 mil autos de infração em três anos

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Pelotas soma mais de 50 mil autos de infração em três anos

Os casos de licenciamento vencido, avanço no sinal vermelho e estacionamento proibido respondem por mais de 40% das multas

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Pelotas soma mais de 50 mil autos de infração em três anos
Uso de celular é uma das principais fatores de atuação. (Foto: Jô Folha)

Dirigir sem o cinto de segurança ou segurando o celular, estacionar em local proibido, passar no sinal vermelho e estar com licenciamento do veículo vencido lideraram o ranking de multas nos últimos três anos em Pelotas, sendo responsáveis por 40% das aplicações.

Foram mais de 50 mil Autos de Infração de Trânsito (ATI) entre 2022 e 2024. Embora seja um número expressivo, os registros reduziram mais da metade nos últimos dois anos.

Pelos apontamentos da Secretaria de Transporte e Trânsito de Pelotas (SMTT), no último ano, o município contabilizou 11.582 multas, uma redução de 19,40% comparado ao ano anterior.

Já na relação com 2022, a queda é de 52,43%.“A infração de condutor sem cinto de segurança é geralmente atribuída a descuido, descaso com a segurança ou uma falsa sensação de segurança em baixas velocidades”, observa o secretário Eduardo Monteiro.

Para o titular da pasta, a infração de dirigir veículo segurando o celular costuma ocorrer devido à necessidade de comunicação imediata, subestimação do risco ou simplesmente por hábito.

“Já o estacionamento irregular geralmente é por falta de vagas, desconhecimento da sinalização, comodidade ou pressa”. Em cinco minutos de observação em uma esquina do Centro de Pelotas foram flagradas três infrações. A primeira o motorista conduzia o veículo e digitava o celular ao mesmo tempo.

Dois condutores estavam sem cinto de segurança e um motorista, além de não parar para o pedestre atravessar a faixa de segurança, ainda buzinou para chamar a atenção.

Como funciona

Para entender o processo da multa, Monteiro explica que a infração relacionada à condução do veículo (não uso do cinto, telefone celular, estacionamento em local proibido) é atribuída ao motorista. As multas, consideradas gravíssimas, variam entre R$ 195,23 a R$ 293,47, e podem somar de cinco a sete pontos na carteira.

Já as formalidades do veículo, como documentação e equipamentos obrigatórios, a responsabilidade é do proprietário, caso este tenha emprestado o carro para terceiros ou não fez a transferência.

A multa de trânsito é integrada ao sistema do Detran desde o momento da constatação da infração pelo agente de trânsito. Uma vez registrada eletronicamente no sistema é emitida a Notificação de Autuação.

Essa notificação é enviada ao proprietário do veículo pelos Correios, para o endereço cadastrado no Detran, ou, de forma mais moderna e eficiente, por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), para os usuários cadastrados.

Comportamento

Nos três anos comparativos de AITs elaborados pela Secretaria, do total de multas aplicadas, 13,61% foram manuais e o restante (86,39%) de forma eletrônica. A forma presencial de chamar a atenção do motorista errado gera revolta e muitas vezes, agressões físicas aos agentes. No final do ano passado, um servidor foi cuspido no rosto por um condutor que usava o celular enquanto dirigia.

O secretário Monteiro confirma esses relatos e adianta que são frequentes os comportamentos agressivos contra agentes de trânsito, incluindo desacatos verbais, ameaças e agressões físicas. “A violência é um problema sério que precisa ser combatido para garantir a segurança dos profissionais e o bom funcionamento do sistema de trânsito”, considera.

Reforço

Em breve, mais 12 novos agentes vão atuar nas ruas. A turma passa por curso previsto em portaria, que vai até fevereiro. A carga horária de 200 horas/aula inclui teoria e prática. “Estamos investindo em um curso completo e moderno, que prepara os profissionais para lidar com os desafios da mobilidade urbana e garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Queremos agentes preparados não só para fiscalizar, mas, também, para educar e orientar a população, construindo um trânsito mais humano e eficiente”.

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