Sede de companhia de teatro é assaltada na madrugada de quinta-feira

Segurança

Sede de companhia de teatro é assaltada na madrugada de quinta-feira

Foram roubados equipamentos de cena do Centro Cênico e Cultural da companhia

Por

Atualizado quinta-feira,
09 de Janeiro de 2025 às 19:44

Sede de companhia de teatro é assaltada na madrugada de quinta-feira
Garagem da sede da Companhia foi arrombada (Divulgação)

O Centro Cênico e Cultural da Você Sabe Quem de Teatro Cia de Teatro foi arrombado por volta das 4h da madrugada desta quinta-feira (9). Do local foram levados uma caixa de som, um refletor para iluminação cênica e a bicicleta de uma atriz. Na conta do prejuízo ainda está o portão da garagem da casa, na rua Dom Pedro II, 458, por onde entrou suspeito do crime, de acordo com imagens de câmera de vigilância. Esta foi a primeira vez que a sede foi roubada, porém houve uma tentativa de invasão no ano passado. 

“A caixa de som ainda estamos pagando, foi a parcela três de 10, recém”, lamenta o ator e diretor de teatro Diego Carvalho, um dos fundadores da VSQ. O equipamento foi comprado por R$2.100,00. O refletor de led foi adquirido com recursos do Procultura de 2014. “Um equipamento antigo mas bom, acho que em torno de R$600,00. Tem a bicicleta da atriz era antiga, herança do avô dela”, comenta. 

Na tarde de ontem o grupo de atores ainda não tinha dado falta de outros materiais de trabalho. “Não conseguimos ainda verificar todo o material porque parece que o ladrão saiu com uma bolsa. Mas parece que eram figurinos e sapatos.”, comenta.

Com a equipe ainda de recesso, a casa tem estado vazia nos últimos dias, o que deve ter estimulado o ato, avaliam os atores. Para tentar evitar novos eventos como esse, o grupo pretende reforçar o portão da garagem, colocar um alarme e, se possível, contratar uma empresa de segurança. Para dar conta das despesas extras, os vizinhos do projeto Comida Urbana fizeram um vídeo divulgando o acontecido e a chave pix (chave: [email protected]) do grupo para doações.

Projetos para ajudar

Carvalho diz que o grupo de atores ainda está em choque. O espaço foi inaugurado em maio de 2023 e recém a trupe, com 12 anos de atividades, tinha se organizado na casa. Este ano eles pretendem investir na acessibilidade ao local. “Estamos felizes porque conseguimos editais de apoio às nossas atividades, mas a sensação de ter material pra fazer teatro e não ter segurança, é muito estranha”, diz o diretor.

O grupo foi contemplado com o Procultura e tem ainda mais três outros projetos, também conseguiram recursos a partir de emendas impositivas na Câmara de Vereadores. A VSQ tem ainda um projeto aprovado na Rouanet, que vai para captação de recursos. “Um ano bem promissor pra gente, mas já começamos com um assalto. Ficamos sempre tristes porque não somos uma empresa que visa o lucro, queremos recursos para fazer nosso trabalho com qualidade”, comenta Diego Carvalho.

Montagem teatral

Mesmo com as perdas, o grupo vai manter a programação de retorno às atividades, como estava programado. A partir de quarta-feira até o dia 17 deste mês ocorrerá o curso de montagem teatral De perto ninguém é certo, realizado pela Cia. Inação, Teatro e Filmes em parceria com a VSQ, no Espaço Cênico. A proposta é voltada para jovens e adultos a partir dos 10 anos, com ou sem experiência.  Mais informações pelo whatsapp (53) 99127-4442.

Acompanhe
nossas
redes sociais