O atleta Fernando Marques, da Associação Shido-Kan de Karatê, viaja nesta segunda-feira (6) para a Europa, onde ficará por 15 dias em treinamento e participando de competições.
Multicampeão estadual e nacional, o pelotense terá como primeiro destino a cidade de Tbilisi, capital da Geórgia. Entre os dias 10 e 12 de janeiro, acontecerá a primeira etapa do ano da Liga Mundial – Karate1 Séries A. O evento contará com representantes de 87 países, sendo 96 atletas somente na categoria de Fernando.
O karateca pelotense conta que as vagas para participar desta etapa esgotaram em poucos minutos, o que demonstra a importância do evento. Pelas regras da Série A, cada categoria pode ter no máximo 96 inscritos.
Na semana seguinte, Fernando Marques viajará para França, onde disputará o Open de Marseille. A renomada competição também contará com grandes estrelas do karatê mundial, gerando boas expectativas para o pelotense. “Temos trabalhado muito para chegar com destaque em nível mundial. Sabemos da dificuldade por serem eventos de alto rendimento, com a maioria dos atletas profissionais, mas é justamente neste nível que queremos estar e ganhar”, destaca o atleta.
Uma vida no esporte
Apesar da carreira de sucesso no karatê gaúcho e brasileiro, Fernando Marques não se considera um profissional do esporte. No dia a dia ele precisa dividir o tempo no esporte com o seu trabalho. Mesmo diante desta desvantagem contra muitos dos adversários que enfrentará na Europa, o pelotense prefere não usar essa questão como justificativa. “Sabemos que não é fácil viver do esporte em nosso país, porém não podemos dar desculpa que em outro lugar é mais fácil, temos que trabalhar para as coisas acontecerem e alcançarmos nossos objetivos”. Em sua rotina, Fernando trabalha cerca de 11 horas diariamente no ramo de farmácia, além de atuar como professor de karatê e ser atleta.
O pelotense de 27 anos é filho e aluno de Ilton Marques, um dos professores mais experientes do estado. De acordo com sensei Ilton, Fernando tem trabalhado e evoluído muito. “Certos níveis não são fáceis de chegar, é preciso abrir mão de muita coisa, ter foco, compromisso e muita dedicação. O Fernando é sinônimo de todos esses fatores, vem trabalhando muito e merece estar competindo entre os melhores do mundo”, ressalta o experiente treinador.
Para viagem e participação nos eventos, Fernando contou com uma rede de apoio auxiliando e viabilizando sua participação. “São viagens com dias específicos, não existe uma flexibilidade em busca de melhores valores. Sem os nossos apoiadores seria inviável os grandes objetivos que temos para 2025, por isso é importante agradecer e valorizar cada parceiro, cada apoiador de nosso projeto”, completou.
O atleta compete na categoria sênior (adulto) até 75 quilos e neste mês completa 23 anos de karatê. Em seu currículo tem mais de 20 medalhas em competições nacionais. No estado não perde uma luta em eventos da Federação Gaúcha de Karatê desde 2013.
Para que essa viagem virasse realidade, Fernando Marques contou com os seguintes apoiadores: governo do Rio Grande do Sul através do Bolsa Atleta, prefeitura de Pelotas através do ProEsporte, Emenda do vereador Carlos Júnior (PSD), Frigorífico Roloff, Bebidas Biri, Rabassa Seguros, Sicredi, Farmácias Associadas, Fique Viajando, Irmãos Jouglard e TopWay English School.