Laranjal balneável
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira5 de Fevereiro de 2025

Editorial

Laranjal balneável

Laranjal balneável
Laranjal segue com pontos impróprios para banho. (Foto: Cíntia Piegas)

Mais uma vez, o balanço da balneabilidade mostra o Laranjal com pontos impróprios para banho. É a terceira semana seguida. Embora o balanço seja significativamente melhor do que nos anos anteriores, ainda é uma tristeza ver que nossa praia não poder ser aproveitada ao máximo. Mais do que isso, tornar-se alvo de piadas pelos próprios pelotenses que não botam fé na maior maravilha natural que nossa cidade possui.

Obviamente o novo governo não pode ser cobrado por resultados nesse sentido em menos de uma semana de gestão, mas é fundamental que apresente um plano para tornar o Laranjal balneável já nos próximos verões. É um trabalho coletivo, que precisa passar pelo Sanep, secretaria de turismo e diversas outras pastas. Quanto antes esse processo acontecer, mais fácil será para atrair turistas.

Fundamentalmente, Pelotas tem quase como obrigação passar a explorar melhor a praia. Os potenciais gritam. É só ver o sucesso que foi a festa da virada, por exemplo. Poucos lugares no mundo têm as possibilidades que a Lagoa dos Patos nos oferece, de águas calmas e riqueza em sombras na areia para o descanso dos pelotenses e dos visitantes. Expor isso ao mundo, com a possibilidade de uso pleno dessa maravilha, é trazer possibilidades para a região em geração de emprego e renda através da exploração do turismo, que movimenta uma cadeia gigante.

Nossa praia está em processo de superação de um dos momentos mais duros de sua história. A retomada após as enchentes é gradual, mas já é possível ver o comércio funcionando e as atividades de verão sendo normais. As dores ficam ainda com as famílias e empresas que precisam recuperar as perdas. Por conta deles também é fundamental acelerar esse processo de valorização do Laranjal como o grande cartão postal de Pelotas e o chamariz de turistas para os próximos anos. É preciso começar a pensar hoje no verão de 2026.

Acompanhe
nossas
redes sociais