Depois de dar posse a Darlene Pereira (PT) como prefeita de Rio Grande, a Câmara Municipal de Rio Grande elegeu, nesta quarta-feira (1º), sua mesa diretora para 2025. Pela primeira vez na história, a Casa mais antiga do Rio Grande do Sul será presidida pelo Partido dos Trabalhadores, através do vereador Rovam Castro.
“É uma alegria imensa ser eleito o presidente do Legislativo rio-grandino, o mais antigo do Estado e, mais do que isso, ser o primeiro representante petista à frente desta casa. Eu e minha mesa diretora teremos uma responsabilidade imensa e nós temos o compromisso de corresponder às expectativas das pessoas e nós temos a responsabilidade de ouvir a sociedade, de aproximar essa casa legislativa da sociedade rio-grandina”., disse o presidente, que assume seu segundo mandato como vereador.
Além de consagrar o presidente, o bloco governista, que venceu por 13 a sete, ficou com os outros cinco cargos. São eles:
Presidente: Rovam Castro (PT)
1º vice-presidente: Juquinha (PSB)
2ª vice-presidente: Luka (PSDB)
1º secretário: Fabinho (PSD)
2ª secretária: Professora Denise (PT)
A votação, comandada pelo vereador mais velho, Spotorno (PT), 67 anos, teve, além da chapa vencedora, um bloco de oposição, liderado pela vereadora Laurinha (MDB).
Composição da 19ª Legislatura
Filipe Branco (MDB)
Rogério Gomes (Cidadania)
Rovam Castro (PT)
Giovani Moralles (PRD)
Luciano Figueiredo – Luka (PSDB)
Repolhinho (PSDB)
Ênio Fernandez Júnior – Eninho (MDB)
Professora Denise Marques (PT)
Júlio Lamim (União Brasil)
Juquinha (PSB)
Regininha (PT)
Lary (MDB)
Nando Ribeiro (PT)
Spotorno (PT)
Glauber (PT)
Nilton Machado (Republicanos)
Salomão Moraes (PL)
Laurinha (MDB)
Flávio Maciel (PL)
Fabio Domingues – Fabinho (PSD)
Gaúcho dos Bairros (PP)