O Estaleiro Rio Grande (Ecovix), em conjunto com o Estaleiro Mac Laren, do Rio de Janeiro, concluiu a negociação com a Transpetro para a construção de quatro embarcações do navio Handy. O consórcio apresentou preço final de US$ 69,5 milhões (em torno de R$ 415 milhões) por embarcação e o começo dos trabalhos está previst0 para o primeiro trimestre de 2025. As construções vão movimentar mais de R$ 1,6 bilhão.
A proposta apresentada pelo estaleiro rio-grandino e o Estaleiro Mac Laren foi a única classificada no certame. Em nota, a Ecovix estima que a construção das quatro embarcações dure cerca de três anos, gerando em torno de mil empregos. A construção dos cascos ficará a cargo do Estaleiro Rio Grande, com o comissionamento das embarcações sendo realizado no Estaleiro Mac Laren.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, demonstrou satisfação com a conclusão dessa etapa do processo de contratação. “É um marco para a nossa gestão retomar a aquisição de navios no Brasil após dez anos sem contratar embarcações para ampliar a frota. Com o TP 25, vamos ampliar em pelo menos 25% a capacidade logística da Transpetro e essa é mais uma das medidas que estamos adotando para retomar o caminho do crescimento da companhia”, afirma.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio Grande e São José do Norte (STIMMMERG), Benito de Oliveira Gonçalves, a finalização da negociação é um acalento para os trabalhadores do setor.
“Não é a melhor negociação do mundo, visto que precisou ter um grande desconto, mas enxergamos como a abertura de uma nova possibilidade para a região sul com a geração de 1,5 mil empregos diretos”, comenta.
Conforme Gonçalves, para 2025 ainda está prevista o começo das obras para a transformação da Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) em uma biorrefinaria, com investimentos estimados em US$ 900 milhões. Segundo ele, a modificação completa da planta deve gerar outros 1,5 mil empregos diretos.
De acordo com o cronograma da concorrência, o lançamento do primeiro navio Handy é estimado para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028. As embarcações terão capacidade para movimentar de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto e serão utilizadas para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina.