Novo secretário promete ações para desenvolver jovens através do esporte
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira23 de Dezembro de 2024

Governo

Novo secretário promete ações para desenvolver jovens através do esporte

Anunciado para a nova secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Pablo Salomão quer ambiente para evitar êxodo

Por

Atualizado domingo,
22 de Dezembro de 2024 às 17:25

Novo secretário promete ações para desenvolver jovens através do esporte
Salomão é psicólogo de formação e foi candidato a vereador pelo PSB. (Foto: Divulgação)

O psicólogo Pablo Salomão foi anunciado como secretário da pasta de Esporte, Lazer e Juventude, anunciada pelo prefeito eleito Fernando Marroni (PT) para o próximo ano. Um dos nomes indicados pelo PSB para o governo, Salomão foi candidato a vereador, tem MBA em Políticas Públicas e Direitos Sociais e é especialista em juventude e inovação social. No atual governo, foi idealizador do programa Start, voltado à qualificação de jovens para o mercado de trabalho.

Ele afirma que a criação da secretaria está sendo dialogada com o atual governo e com o futuro secretário de Educação, Mauro Del Pino. “A cidade caminha para um momento em que o esporte se torna protagonista. Ter uma secretaria voltada ao esporte e ao lazer pode ser um ponto-chave no novo governo, em que a gente pode realizar atividades que aproximem a população do governo e para o desenvolvimento social”, diz.

Ele defende a criação de novas estratégias para o fortalecimento das práticas esportivas. “Queremos incentivar os esportes que estão entrando em evidência e práticas estimulantes ao lazer”, citando como exemplo esportes ao ar livre, corrida e rugby.

“Hoje a gente vê um lado elitista no esporte, mas se a gente ver o esporte como uma prática de lazer e de desenvolvimento das pessoas, de quebra de desigualdade, ele é uma ferramenta única para ofertar oportunidades para as pessoas. Queremos democratizar o esporte na nossa cidade”, explica.

Recursos

O orçamento da prefeitura para o ano que vem, embora não preveja recursos para uma secretaria específica para o esporte, indica cerca de R$ 2 milhões para a área em 2025. Além disso, Salomão comemora o fato de os vereadores terem indicado mais de R$ 3,3 milhões em emendas para projetos ligados ao esporte.

“Já dá uma visão muito positiva do que pode ser feito, e vamos buscar o diálogo com a Câmara. Pelotas tem muitos atores que pensam o esporte, e nosso objetivo não é conflitar com eles, mas buscar um elo democrático e participativo para potencializar”, diz.

Olhar para a juventude

Além do esporte e do lazer, a nomenclatura da nova secretaria também inclui a juventude. O futuro secretário destaca a importância de se criar políticas públicas para os jovens e propõe a criação de um Conselho Municipal da Juventude.

“A juventude é uma parte da secretaria que precisa de muita atenção pelo fato de nos últimos anos não termos uma política voltada para esse público. Fui idealizador do programa Start, que focou muito na formação para o mercado de trabalho, e a gente vê que não foi suficiente”, avalia.

O psicólogo destaca que a nova secretaria traz oportunidade de o governo olhar para a juventude. “É algo muito novo e com potencialidade de colocar o jovem em evidência. Sempre falamos que nosso jovem é exportado, e numa cidade que é universitária, precisamos pensar em como manter essa força na cidade e como desenvolver a cidade com essa força”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais