A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou nesta sexta-feira (20) o calendário da próxima temporada.
A Copinha será entre 24 de setembro e 7 de dezembro, com 16 datas disponíveis. O campeão garante vaga na Série D de 2026, e não mais na Copa do Brasil. O torneio é por adesão, ou seja, o trio Bra-Far-Pel poderá participar. Em 2024, nenhum deles disputou. Da Zona Sul, só o São Paulo de Rio Grande marcou presença.
Dos times pelotenses, o único que certamente estará em atividade durante o período da Copinha é o Farroupilha. Isso porque a Terceirona vai começar em 28 de setembro, terminando em 30 de novembro, com as mesmas dez datas disponíveis na edição passada.
No caso do Brasil, o segundo semestre reserva a Série D do Brasileirão, que acaba em 28 de setembro, data do segundo jogo da final. Já o Pelotas tem assegurado só o Gauchão, cujo campeão será definido em 16 de março. Para o Lobo, portanto, haverá no mínimo seis meses sem competições em 2025.
Único campeonato de nível estadual que certamente não terá pelotenses, a Série A-2 foi adiada em um mês na comparação com as últimas temporadas. A Divisão de Acesso tem data de início agendada para 17 de maio, com encerramento previsto para 31 de agosto. Serão 21 datas à disposição.