Em breve, serão três décadas completas de trabalho realizado em prol da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e do empresariado pelotense. Ao longo do período, Eliete Leivas passou por diversas funções e atualmente ocupa o cargo de gerente executiva da ACP. Após quase 30 anos de dedicação, Eliete, que é natural de Pelotas, mãe do Israel, avó do Nicolas e do João Miguel, sogra da Daniela, vai deixar a ACP para novos projetos.
Há quanto tempo estás na ACP?
Estou na Associação Comercial há 29 anos e oito meses. Iniciei aqui em 19 de abril de 1995. Comecei aqui cuidando dos associados. Eu era o elo entre os associados e a diretoria. Após, comecei a cuidar da área de locação de salas e escritórios. Em seguida, comecei a assessorar a diretoria e o Conselho Superior da ACP. E desde 2000, formei a Secretaria Executiva, que na época era a secretária executiva e que desde 2018 passei a ser gerente executiva. Então há 24 anos eu sou a executiva da Associação Comercial de Pelotas.
Qual o sentimento em trabalhar na Associação Comercial?
Eu sou muito grata à Associação Comercial porque 29 anos é uma vida. Durante esse período tive grandes aprendizados, fiz e faço até hoje grandes amizades, adquiri vários conhecimentos. Então, o sentimento de trabalhar na Associação Comercial é um sentimento de gratidão, é um sentimento de ver o teu trabalho reconhecido, porque tu trabalha com pessoas que realmente valorizam o trabalho de outras pessoas. São vários sentimentos: de gratidão, de missão cumprida e de saber valorizar e ser valorizado.
Quais foram os momentos mais especiais vividos na ACP?
Teve vários. Um deles é a realização do Congresso de Mulheres Empreendedoras, que em 2024 chegou à sua quinta edição. O primeiro foi realizado em 2019, no Pelotas Parque Tecnológico, e tivemos um sucesso absoluto. Outro evento é o TechBusiness, que está se consolidando na ACP. Como todo o trabalho da ACP é realizado em parceria entre diretoria e equipe, me sinto muito feliz de ter acompanhado todas essas edições. E outro momento especial que tivemos foi em 2023, quando a Associação Comercial de Pelotas completou seus 150 anos. Uma data muito relevante para todos nós, em que eu queria estar exatamente onde estava. Foi mais uma atividade realizada com entusiasmo, com alegria, com felicidade e com gratidão por fazer parte dessa família que fez e faz muito por Pelotas e pela região. Quem conhece um pouco a história da ACP pode referendar o que eu estou comentando. O livro de 150 anos da ACP conta essa história com detalhes.
Quais são os planos para o futuro?
O motivo pelo qual eu estou saindo da Associação Comercial é que eu vou usufruir da minha aposentadoria, por isso que eu estou saindo da Associação Comercial. Mas como eu disse, saio de corpo, mas o meu coração sempre será Associação Comercial.