O quadro de secretários anunciado até agora pelo prefeito eleito Fernando Marroni (PT) mostra que, pelo menos no começo, seu governo terá uma maioria de secretários do próprio partido.
Ao menos sete secretários são ligados diretamente ao partido: Mauro del Pino (Educação), Angela Vitória (Saúde), Marielda Medeiros (Mulheres), Miriam Marroni (Governo), Salvador Martins (Planejamento), Carla Cassais (Administração) e Ellemar Wojahn (Sanep).
Já o PSOL, partido da vice Daniela Brizolara, tem três nomes indicados: Júlio Domingues (Igualdade Racial), Mateus Consen (Serviços Urbanos) e Raquel Nebel (Assistência Social).
Novos apoiadores no quadro
Entre os nomes anunciados ontem, foram contemplados o PSB e o MDB, que apoiaram a candidatura de Marroni no segundo turno, e o PP, que apoiou a candidatura de Marciano Perondi (PL) no segundo turno mas se aproximou do governo eleito durante a transição.
O PSB é o nome que recebeu mais cargos e terá três secretários: Paula Cardoso, que continua na pasta de Desenvolvimento e Inovação, Pablo Salomão, que assumirá a nova secretaria de Esporte e Lazer, e Rogério Salazar, em Obras e Pavimentação.
Do PP, foram dois indicados: Eduardo Machado, em Transporte e Trânsito, e Anderson Schmidt, em Desenvolvimento Rural. O MDB entra no governo com Danilo Rodrigues na nova pasta de Turismo.
Nomes técnicos
Entre os chamados “quadros técnicos”, sem relações diretas com partidos, há quatro secretários: Carmen Vera Roig (Cultura), Fábio de Souza Silva (Fazenda), Otávio Peres (Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana) e Cristiane Grequi Cardoso (Procuradoria-Geral do Município).