De janeiro a novembro deste ano foram emplacados 444 carros eletrificados em Pelotas, segundo dados do Detran. O número representa uma alta de 105% no mercado desse tipo de veículo em comparação a 2023, quando foram vendidas 216 unidades. O híbrido plug-in lidera o interesse do consumidor entre os modelos, com 40% das vendas, seguido pelos totalmente elétricos, que correspondem a 20% dos automóveis adquiridos em 2024.
Ecológicos, silenciosos e mais econômicos. Essas são as principais características dos veículos eletrificados que têm motivado os condutores a trocar a combustão pelas baterias. Em Pelotas o aumento da procura pelos veículos supera o cenário nacional, que conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) no período do último ano teve alta de 65% (155,7 mil carros).
No município, o número de carros totalmente elétricos saltou de três emplacamentos em 2023 para 93 até novembro de 2024. Além disso, foram 148 híbridos plug-in comprados ante 48 no ano passado. O carro de Maurício Casarin está dentro do dado deste ano. Há quatro meses ele comprou uma SUV híbrida plug-in.
Gastando cerca de R$ 500 em combustível por mês, ele optou pelo eletrificado para economizar. “Estou adorando o carro, é muito seguro, a economia que te dá lá no final dos oito anos, que é a garantia de bateria, vai cobrir no mínimo a metade do valor do custo do carro”, diz.
Carregamento
A economia do proprietário de uma loja de autopeças é ainda maior porque ele tem placas de energia solar no seu estabelecimento. No entanto, durante um mês ele realizou o carregamento em casa na rede elétrica e constatou que a conta de energia subiu R$ 280, cerca da metade do custo que ele tinha com combustível. “É um carro que eu acho que veio para dominar o mercado”.
Junto com o veículo vieram dois carregadores: um portátil que leva em média dez horas para o carregamento completo e um de modelo box, que demora em média quatro horas. Por isso, Casarin não chega a utilizar os carregadores públicos na cidade. Dentro de Pelotas ele utiliza somente os motores elétricos. No entanto, a opção pelo híbrido foi pela segurança de caso necessário em longas viagens poder abastecer o carro em postos sem ponto de recargas.
“Ainda não estamos preparados porque tem lugares que tu vai tentar plugar e não vai ter, que têm diferenças de tomadas”, explica. Com as baterias recarregadas, somente no modo elétrico o veículo alcança 170 quilômetros de autonomia. “Eu acredito que hoje em dia a tendência é crescer. Está super aprovado [o veículo]”, ressalta.
Crescimento deve continuar
De acordo com a especialista em transportes e professora do Centro de Integração Mercosul da UFPel, Raquel Holz, com base no crescimento observado até novembro de 2024, a tendência é que o número de veículos elétricos em Pelotas continue a aumentar.
Ela aponta que isso se deve principalmente ao aumento de popularização dos eletrificados e as vantagens como custos menores de manutenção em oposição à elevação dos preços dos combustíveis. “A economia gerada tende a se expandir conforme o preço do combustível convencional continua a subir e a infraestrutura de recarga elétrica se torna mais acessível”.
No entanto, ela aponta que a disponibilidade da rede de recarga em Pelotas continua sendo um ponto crítico. “A cidade precisa aumentar a quantidade de pontos de recarga, principalmente em áreas mais periféricas, para que mais pessoas se sintam confiantes em adotar veículos elétricos”. Atualmente, são 11 estações de recargas na cidade, três delas em concessionárias.