A Ecosul concessionária responsável pelos pedágios do Polo Pelotas, conquistou pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio ANTT Destaques, na categoria Gestão Interna e Desenvolvimento de Pessoas, com o projeto “Orgulho de Ser”, um conjunto de ações de endomarketing voltado ao encerramento do contrato de concessão, em março de 2026. A cerimônia de entrega da premiação, considerada o “Oscar” do setor de transportes terrestres, ocorreu em Brasília e reuniu representantes das principais concessionárias de rodovias e ferrovias do país, além de empresas do transporte rodoviário de cargas e passageiros.
O bicampeonato da Ecosul destaca iniciativas que colocam os colaboradores no centro das estratégias organizacionais. Em 2023, a empresa já havia se destacado com o projeto “Rádio Vivaeco”, uma emissora interna criada para potencializar a comunicação e integração entre os funcionários. Agora, o reconhecimento veio com o projeto “Orgulho de Ser”, uma iniciativa concebida para lidar com os desafios emocionais e operacionais do processo de desmobilização da concessão do Polo Rodoviário de Pelotas.
O projeto foi idealizado em março de 2024, atendendo às determinações da Deliberação Nº 425/2023 da ANTT, que previu a criação de um Comitê de Desmobilização para encaminhar o fim do contrato. “Mais do que atender requisitos operacionais, a Ecosul optou por desenvolver um programa robusto de endomarketing, comunicação e valorização humana, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho positivo e acolhedor em meio às incertezas da transição”, destaca o diretor-superintendente da Ecosul, Fabiano Medeiros.
“Essa conquista, pelo segundo ano consecutivo, reflete nosso compromisso com o desenvolvimento humano. O projeto vencedor deste ano foi criado para atender uma demanda muito específica e sensível da desmobilização, mas também para deixar um legado de valorização e gratidão pelos 28 anos de atuação no Polo Rodoviário de Pelotas. Nosso foco é garantir que cada colaborador sinta orgulho de sua contribuição não apenas na história da Ecosul, mas no desenvolvimento do setor de infraestrutura e de concessões rodoviárias no Brasil”, reforça o diretor.
Com conceito de campanha concebido pela agência de marketing Volante, a ação foi desenvolvida com um olhar estratégico e humano, estruturado em três fases principais: pertencimento, engajamento e agradecimento. “Cada etapa foi pensada para fortalecer o senso de identidade coletiva, destacar a importância das contribuições dos colaboradores e preservar o legado da concessionária”, explica o coordenador de Comunicação Institucional, Ivan Rodrigues. Essa trajetória está sendo recuperada em conteúdos audiovisuais, captados e editados pela Alma Estúdio, outra parceira da Ecosul no desenvolvimento das peças da campanha.
Enchentes no RS
Por ter figurado entre os três finalistas, a Ecosul ainda ganhou uma Menção Honrosa na Categoria Interação com a Sociedade pelo projeto “Suporte Humanitário: União frente às enchentes no RS”. A iniciativa consistiu em prestar auxílio imediato às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul, com uma série de ações voltadas para as comunidades locais. Envolvendo doações financeiras, materiais, recursos humanos, maquinário e isenções de tarifas, o trabalho buscou minimizar os impactos da catástrofe e promover o engajamento da sociedade civil na ajuda humanitária. Além disso, o projeto incluiu ações contínuas de monitoramento e reparos em infraestruturas afetadas pelas chuvas, além de campanhas solidárias para arrecadação de doações.
“Este projeto demonstrou o papel ativo da Ecosul não apenas como uma gestora de rodovias, mas como uma parceira estratégica da sociedade em momentos críticos. Ao auxiliar municípios afetados, reforçamos a importância da concessão para além das atividades rotineiras, promovendo a segurança e o bem-estar das comunidades, além de inspirar outras empresas a se engajarem em iniciativas de responsabilidade social”, explica Medeiros.