Grupo Tatá celebra 15 anos com série de apresentações em Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira11 de Dezembro de 2024

Dança

Grupo Tatá celebra 15 anos com série de apresentações em Pelotas

Além dos espetáculos, evento comemorativa terá exibição de audiovisuais da companhia

Por

Grupo Tatá celebra 15 anos com série de apresentações em Pelotas
Quando você me toca será apresentado sábado e segunda-feira (Foto: Luís Fabiano Gonçalves)

Neste mês o Grupo Tatá celebra 15 anos de trajetória, consolidando-se na cena da dança-teatro de Pelotas e região. Para marcar a data, até terça-feira, realiza-se a temporada de apresentações de três espetáculos que integram o repertório do grupo e compõem o projeto Tatá 15 Anos em Cena: Axêro, quinta-feira (12), às  18h30min, na Quadra dos Boloduchos, Quando você me toca, nos sábado (14) e segunda-feira (16), às 16h,  na Sala Carmen Biasoli,  com a presença de tradutor e intérprete de libras, e Inservíveis, na terça-feira (17), no Largo do Bola, às 19h.

Está prevista, ainda, a exibição de dois trabalhos audiovisuais, Endless, videodança do grupo, e Acaso você me toque, documentário sobre o grupo Tatá, dentro da programação do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (SPMAV). A realização é da Fundação Delfim Mendes da Silveira com financiamento do Programa Retomada Cultural RS – Bolsa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2024. Cada espetáculo conta com acessibilidade comunicacional para PCDs auditivas em uma das apresentações.

 Experimentalismo

Criado em 2009, o grupo nasceu como um projeto de extensão do Curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), fundado um ano antes. A liderança da proposta era da professora Maria Falkembach, que, recém-chegada à universidade, buscava um espaço para explorar e expandir as possibilidades da dança-teatro.

A primeira obra do grupo, Tatá dança Simões, surgiu da vontade de conectar a produção artística com a identidade cultural local, inspirando-se na lenda M’Boitatá, transcrita por Simões Lopes Neto. O nome Tatá, que significa “fogo” em Tupi-Guarani, simboliza a energia e a força que impulsionaram os primeiros passos da companhia. 

Durante sua trajetória, o Grupo Tatá enfrentou desafios significativos, como a falta de infraestrutura teatral em Pelotas e a escassez de recursos financeiros, principalmente entre 2016 e 2023, período marcado por cortes orçamentários na cultura e educação. Mesmo assim, manteve-se ativo e encontrou soluções criativas, apresentando-se em escolas e espaços alternativos, como CTGs, salões paroquiais e centros comunitários. A estratégia garantiu a continuidade da produção artística e levou a companhia a importantes palcos do Rio Grande do Sul, incluindo o Theatro São Pedro e o Teatro Renascença.

O reconhecimento do Grupo Tatá pode ser medido a partir dos números: de 150 apresentações e uma audiência de cerca de 20 mil espectadores. A parceria com a UFPel foi essencial para fortalecer a formação artística e acadêmica de seus integrantes. Mais de 65 estudantes já passaram pelo grupo.

 Identidade plural

Obras como Terra de muitos chegares e Quando você me toca destacam-se por representar a identidade plural do grupo ao abordar questões sociais de forma provocativa. A primeira explora a diversidade das identidades do coletivo e é marcada por uma fusão de música e dança. A segunda, criada em 2018, aborda temas como corpo, gênero, afeto, violência e censura, utilizando uma linguagem que mescla dança-teatro e performance.

Em 2020, frente à pandemia, o grupo inovou com o videodança Endless – ou esqueci de lembrar, realizado totalmente a distância. Essa adaptação ao formato audiovisual abriu novas possibilidades criativas, que foram exploradas em obras como Axêro – o filme. Apesar das diferenças entre o processo cênico e o audiovisual, o espírito colaborativo e coletivo permanece uma constante nas criações do grupo. A nova obra, Inservíveis, marca a entrada de novos integrantes, mantendo o caráter aberto e inclusivo do grupo.

Figura central

A coordenadora e fundadora Maria Falkembach tem sido uma figura central na trajetória do Tatá. Com uma carreira que inclui experiência como atriz e bailarina, Maria destaca a importância de uma formação artística continuada e contribui diretamente para o processo criativo e a direção das obras. Sua liderança exemplifica a filosofia do grupo: uma prática constante de aprendizado e inovação. “Este ano o grupo está se estabelecendo de modo profissional, conseguindo constituir um grupo de produção, com integrantes que não tem mais vínculo com a universidade. O grupo está ganhando autonomia e elaborando projetos, se inscrevendo em editais”, diz a coordenadora.

Chegar ao 15º ano é também perceber o amadurecimento das ideias. “A gente está conseguindo enxergar a poética do grupo – que trabalha na relação entre a dança e o teatro,  mas também sempre buscando tensionar as injustiças, as violências”, comenta.

Próximo ano

O futuro do Grupo Tatá projeta-se em uma continuidade de pesquisa e criação, com a ambição de ampliar sua equipe de produção e garantir uma remuneração justa para seus integrantes. Em 2025, o plano é a circulação de Axêro por quilombos do Rio Grande do Sul, evidenciando sua missão de democratizar o acesso à arte. “Queremos muito também retomar a circulação pelas cidades da Região, que fizemos em 2012, 2013 e 2014 quando tínhamos verba do Proext. Então seguiremos escrevendo e inscrevendo em editais”, 

Programação dos espetáculos

Axêro

Quinta-feira (12), às 18h30min – quadra dos Boloduchos, praça Aratiba, 321 – Barro Duro
Classificação indicativa: 12 anos

Quando você me toca

Sábado (14), às 19h e segunda-feira (16), às 16h – Sala Carmen Biasoli, rua Alberto Rosa, 117; presença de TILS
Classificação indicativa: 12 anos

Inservíveis

Terça-feira (17) às 19h – Largo do Bola, rua Alberto Rosa, 117

Endless – Ou esqueci de lembrar (videodança) e Acaso você me toque (documentário sobre o espetáculo Quando você me toca); com legendas

Sexta-feira (13) às 15h30min – Auditório 1 do Centro de Artes, rua Alberto Rosa, 62
Classificação indicativa: 14 anos

Acompanhe
nossas
redes sociais