O adversário mais próximo da dupla Bra-Pel no Gauchão do ano que vem será o Guarany de Bagé. Cerca de 200 quilômetros separam a Rainha da Fronteira de Pelotas. O Alvirrubro abriu a pré-temporada no dia 2 de dezembro, mesma data do Xavante. O elenco conta com 27 jogadores e mais alguns da categoria de base. De acordo com o vice-presidente de futebol, Jorge Kaé, o grupo está fechado.
Será o segundo Gauchão seguido do Guarany. Neste ano a campanha foi acima da expectativa com o quinto lugar. O desempenho dentro de campo rendeu frutos como as vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.
A participação em competições nacionais deixou o Índio em condições de ter um maior investimento, principalmente na relação com a dupla Bra-Pel.
Apesar da campanha histórica neste ano, a direção alvirrubra optou por reformular o grupo, até mesmo na casa mata. Wiliam Campos foi para o Avenida. O técnico escolhido foi Cristian de Souza, porém o treinador deixou o cargo ainda em outubro por ter recebido uma proposta do Serra Branca (PB). O técnico Márcio Nunes foi contratado e apenas oito nomes retornaram. Entre eles o extrema Wilson Júnior, um dos destaques do último Gauchão.
O elenco conta com vários nomes com passagem pelo futebol pelotense. O zagueiro Saulo e o volante David Cunha atuaram pelo Lobo. Já o zagueiro Zé Pedro, o volante Denis Germano, os meias Luiz Felipe e Marllon e o já citado Wison Júnior passaram pelo Xavante.
Durante a pré-temporada, o Guarany espera realizar entre cinco e seis amistosos. No Gauchão, o time de Bagé está no grupo A ao lado de Grêmio, São José e Avenida. Portanto, enfrentará na primeira fase: Brasil, Pelotas, Internacional, Caxias, Ypiranga, Juventude, Monsoon e São Luiz.
Entrevista com Jorge Kaé, vice-presidente de futebol do Guarany
Como foi pensada a montagem do elenco para 2025?
A gente planejou uma mudança de 70% a 80% do grupo que tinha jogado o Campeonato Gaúcho deste ano. A mentalidade é sempre por jogadores novos e que queiram algo. Com essa avaliação que a gente fez, infelizmente os outros não puderam ficar ou tiveram propostas melhores. Então renovamos o elenco pensando sempre em uma motivação especial, uma motivação do próprio jogador, da vida dele. Acho que muitas vezes nós [times do interior] pecamos em trazer jogadores em fim de carreira, jogadores experientes, como ano passado a gente trouxe e tivemos a grata satisfação que eles corresponderam, mas a gente tem sempre que virar a página e seguir um caminho mais ousado através de jogadores que posam querer mais. A gente teve essa mentalidade e trouxe jogadores que seriam qualificados para o futebol como qualificados na vida pessoal.
Com vaga em Copa do Brasil e Série D, o Guarany terá um investimento maior?
Naturalmente o investimento é maior. A perspectiva de jogos é maior e o nível subiu um pouco. O Guarany vai sempre procurar o melhor, temos isso em mente. A gente quer almejar algo mais, mas sempre com pés no chão. O primeiro objetivo nosso é permanecer no Campeonato Gaúcho, depois o que vier vamos trabalhar e se dedicar, mas o foco principal é permanecer na Série A do Gauchão.
Com este novo formato, sabendo os adversários da primeira fase e o grupo, é possível repetir a campanha do Gauchão deste ano?
É aquela coisa, quando a gente começa uma jornada quer o melhor sempre. A gente não pode pensar pequeno, a gente pensa em ir até melhor um pouco que nesse ano, mas a gente sabe que é um campeonato duro. São equipes qualificadas, os times da Série A são times que têm capacidade de jogar de igual pra igual com todos. A gente sabe que tirando a dupla Gre-Nal e a dupla Ca-Ju os outros são do mesmo nível e brigam pelas mesmas posições. A gente sabe que a soberba, ou se achar, ou agora que o Guarany está em uma situação privilegiada que a gente é maior que os outros. Temos que saber que o Guarany é um clube de 117 anos, com dificuldades financeiras, que luta com suas próprias forças. Um clube que não precisa de empresários para colocar dinheiro. O Guarany sabe que tem que ter os pés no chão, se estruturar, tem que receber bem os times adversários e que o futebol é dentro de campo e temos que fazer o melhor.
Como está o andamento das obras de reforma do estádio Estrela D’Alva?
As obras andam bem. A sala do VAR está pronta, a nova arquibancada já está pronta, o vestiário do time visitante está sendo reformado. O departamento médico foi todo mudado. As reformas andam muito bem. Estamos tentando fazer um novo estádio daquele antigo estádio. As mudanças no gramado também foram atualizadas com a medida da Fifa. Todos os esforços estão sendo feitos para nós colocarmos o estádio apto a receber a torcida, os clubes, os grandes jogos, dar conforto às pessoas e atletas.
Elenco do Guarany
Goleiros
* Jonathan
* Douglas
* João Vitor
* Enzo
Laterais-direitos
* Talles
* Lessa
Laterais-esquerdos
* João Victor
* Bruno Cardoso
Zagueiros
* Saulo
* Michel Bennech
* Zé Pedro
Volantes
* Allan Christian
* David Cunha
* Murilo
* Ronald
* Denis Germano
* Vitor Oliveira
Meias
* Marllon
* Luiz Felipe
* Vini Locatelli
Atacantes
* Wilson Júnior
* Luquinhas
* Jackson Bernardo
* Yan Philippe
* Marcelinho
* Rogério Sena
* Jean Lucca
Técnico: Márcio Nunes