Alguns dos principais adversários da dupla Bra-Pel no Gauchão chegarão para o campeonato com elencos reformulados. Avenida, Caxias, Guarany, Monsoon e São Luiz têm, entre os jogadores oficializados, mais de 50% de renovação em comparação à temporada passada. Algo que também acontece no Xavante e no Lobo.
Quem menos manteve?
Quem mais aposta em caras novas é o São Luiz (ao lado do Brasil). Apesar de ter acertado com o mesmo treinador – Alessandro Telles -, o clube anunciou só três atletas que estavam em Ijuí durante o Gauchão 2024: os zagueiros Ricardo Thalheimer e Bruno Jesus e o atacante Gabriel Pereira, este com rápida passagem pelo Bento Freitas, sem jogar.
O Xavante também conta com apenas três componentes do plantel que encerrou a última temporada. Dois renovaram seus contratos devido a lesões – os goleiros Gabriel Oliveira e Jacsson – e não devem estar à disposição no início do campeonato. O outro é Vini Charopem.
Quem mais manteve?
Na outra ponta da estatística aparece o Monsoon. Onze jogadores que participaram da campanha do acesso do novato clube porto-alegrense à elite permanecem. É quase metade do número de atletas anunciados até a publicação desta matéria (27). O técnico Bruno Coutinho também segue.
Outro clube que manteve o treinador e boa parte do elenco é o Avenida. Nove jogadores continuam nos Eucaliptos sob comando de Wiliam Campos. Entre eles o zagueiro Micael, o volante Amaral e o centroavante Flávio Torres. Já na Boca do Lobo, Ariel Lanzini segue seu trabalho com seis remanescentes: Yuri, Heverton, Marcelinho, Warlei e Léo Ferraz, além de Duda Haas, que por uma lesão não chegou a jogar em 2024.
Calendário cheio
Entre os clubes que iniciaram ou iniciarão suas pré-temporadas em dezembro, dois vivem realidade distinta. Caxias e Ypiranga têm calendário nacional maior em função da disputa da Série C do Brasileirão. Mesmo com mais atrativos para oferecer contratos mais longos, o Caxias renovou com menos de 50% dos jogadores que fecharam o ano. O Ypiranga se apresenta nesta quinta-feira e tem, no momento, apenas 15 atletas oficializados.
O São José, treinado por Rogério Zimmermann e que foi campeão do Troféu Zagallo ao bater justamente o Ypiranga na decisão, tem reapresentação do elenco marcada para hoje. No site oficial do Zequinha constam 23 jogadores, todos remanescentes de 2024. O time da capital caiu da Série C para a Série D do Brasileirão.
Avenida, Caxias, Guarany, Monsoon e São Luiz, além da dupla pelotense, já estão treinando
Disputas
No Gauchão 2025, Brasil e Pelotas vão lutar também por vaga na Série D do Brasileirão 2026. O campeonato agora dá dois lugares na competição, e não três, como vinha acontecendo. Além da dupla, disputam Avenida, Guarany, Monsoon, São José e São Luiz.
Caso algum gaúcho suba para a Série C ainda neste ano, após conquistar vaga para a temporada seguinte da quarta divisão nacional via Gauchão (Brasil, Guarany, São José e São Luiz têm chance), o clube colocado na sequência herda o benefício para 2026.
Quantos ficaram em cada time?
Brasil: 3 de 18
Gabriel Oliveira, Jacsson e Vini Charopem
Pelotas: 6 de 23
Yuri, Heverton, Duda Haas, Marcelinho, Warlei e Léo Ferraz
+ técnico (Ariel Lanzini)
Ypiranga: 8 de 15
Edson, Willian Gomes, Heitor, Eduardo Grechi, Clayton, João Branco, Emerson Galego e Válber Júnior
Monsoon: 11 de 27
Max, Luis Morales, Itaqui, Jô, Marcos Arthur, Cris Magno, João Davi, Joãozinho, Otávio Henrique, Joesley e Léo Bahia
+ técnico (Bruno Coutinho)
São Luiz: 3 de 26
Ricardo Thalheimer, Bruno Jesus e Gabriel Pereira
+ técnico (Alessandro Telles)
Caxias: 6 de 29
Victor Golas, Thiago Coelho, Pedro Cuiabá, Wendell, Tomas Bastos e Welder
Guarany: 8 de 26
João Vitor, Lessa, Saulo, Allan Christian, David Cunha, Vitor Oliveira, Vini Locatelli e Wilson Júnior
Avenida: 9 de 24
Gabriel Toebe, Kevlin, Micael, Vitor Dadalt, Amaral, Alexandre, Laion, Branquinho e Flávio Torres
+ técnico (Wiliam Campos)