Inauguração do monumento ao médico Nunes Vieira é prestigiada
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira11 de Dezembro de 2024

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Inauguração do monumento ao médico Nunes Vieira é prestigiada

Por

Há 95 anos

A edição de dezembro da revista Illustração Pelotense publicou foto da inauguração do monumento ao doutor José Cypriano Nunes Vieira (11 de fevereiro, 1857 a 7 de setembro, 1917), na praça Piratinino de Almeida. Natural de Bagé, era formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1883,  desenvolveu sua carreira em Pelotas, como clínico geral e obstetra. 

Com a morte do Barão de Itapitocaí (Miguel Rodrigues Barcelos), foi eleito chefe da clínica da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, cujos serviços ele ampliou. Republicano, embora sem aspirações políticas, foi presidente da União Republicana. 

Atuou também como fundador e presidente da Sociedade Agrícola Pastoril de Pelotas, ainda incentivou a fundação da primeira Revista Agrícola no RS e foi diretor da Escola de Agronomia e Veterinária, a partir de 1897, além de ter desenvolvido a Estância do Tigre, em Bagé. 

Inauguração, na praça Piratinino de Almeida, foi muito prestigiada (Reprodução)

Fundou a Liga da Infância Contra a Difteria e colaborou intensamente com a Biblioteca Pública. Foi um dos fundadores do Centro Médico de Pelotas em 1902. Vieira foi casado com Alice Alves Pereira com quem teve dois filhos: Julio Alves Nunes Vieira e José Alves Nunes Vieira. A inauguração ocorreu em setembro, dois anos após a morte do médico, em Pelotas. 

Fontes: Revista Illustração Pelotense, Museu Histórico da Medicina do Rio Grande do Sul, tese de doutorado A patrimonialização de praças públicas e a influência nos seus usos (Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel), de Clarissa Castro Calderipe Montelli

Há 50 anos

Ingressos para cadeiras e arquibancadas estão à venda

A Secretaria Municipal de Turismo (Semturpel) colocou à venda os ingressos para os lugares em cadeiras e arquibancadas do Carnaval de 1975. Os valores poderiam ser pagos à vista ou parceladamente, 50% no ato e o restante em até 30 dias. 

A previsão era de que as arquibancadas fossem montadas na rua 15 de Novembro, entre Marechal Floriano e Tiradentes. Em 1975, a General Telles foi a campeã do Grupo Especial. 

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

Maquilón e Violet fazem shows em Pelotas

Da Europa, a dupla Maquilón and Violet, autodenominados  “os reis do mistério” fazia um dos mais aguardados shows da empresa Parque de Atrações. No repertório dos artistas estavam números de prestidigitação, ilusionismo “de grande aparato e completamente novas”, como vendiam os produtores, além da interpretação de canções e paródias. 

A empresa também contava, por exemplo, com o espetáculo de ginástica e acrobacias do trio The Brothers.

Fonte: A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

 

Acompanhe
nossas
redes sociais