Com base na análise dos setores com falta de mão de obra qualificada na região Sul, o Senai Pelotas iniciará a oferta de cursos profissionalizantes nessas áreas. A partir disso, a instituição formará jovens com a certeza de ingresso no mercado de trabalho e auxiliará a suprir a demanda do mercado. A primeira formação será de eletricidade automotiva. O curso que inicia nesta segunda-feira (2) já tem todas as vagas preenchidas.
A escolha da área foi feita a partir de uma pesquisa realizada pelo Senai, pela distribuidora de peças Auto Pratense e pelo Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) com proprietários de oficinas mecânicas.
“O que tinha mais necessidade era o de eletricidade automotiva, por isso iniciaremos essas turmas e outras virão no formato de trilhas”, diz o gerente de operações do Senai Pelotas, Leandro Ferreira.
Em breve novas pesquisas serão realizadas para basear a ofertas de novos cursos pelo Senai. “Pode ser que se perceba a necessidade de um curso de alinhamento e balanceamento ou dentro da área de injeção eletrônica, tudo vai depender das nossas pesquisas”, completa.
Trilhas da aprendizagem e as vocações da região
De acordo com o coordenador de educação técnica e superior do Senai, Marcelo Schedler, a instituição tem o objetivo de promover o trilhas da aprendizagem em Pelotas para o início da formação profissional e tecnológica dos jovens já no final do ensino fundamental.
“Para o ingresso no mundo do trabalho e da indústria e vocacionar isso aí. Então o que a gente vai levar para Pelotas é essas oportunidades”, diz.
Durante o dia de hoje, das 8h às 17h, o coordenador e representantes de municípios da Zona Sul estarão no Senai Pelotas para debater sobre as vocações de trabalho na região e como a instituição pode atender as carências de cada área.
“O que o Senai faz é muito olhado nas necessidades, ou seja, se aquilo que nós formarmos vai ter absorção depois pelo mercado de trabalho. Vamos apresentar as dinâmicas da região, as necessidades atuais e futuras e buscar essas parcerias que são necessárias”.
Schedler ressalta que o principal objetivo é esclarecer aos jovens quais profissões devem ter um olhar atento em razão das oportunidades que elas apresentam.
A profissionalização é realizada por meio do programa Trilhas de Aprendizagem que complementa o aprendizado com atividades tecnológicas no contraturno escolar.
Para acompanhar a oferta de cursos pelo Senai, basta acessar o site do Senai.