Abertas inscrições para programa que subsidia empreendimentos culturais
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira4 de Dezembro de 2024

apoio

Abertas inscrições para programa que subsidia empreendimentos culturais

Sebratec Supera oferece até R$ 10 mil em recursos para auxiliar na recuperação de espaços, estruturas e equipamentos

Por

Abertas inscrições para programa que subsidia empreendimentos culturais
Proposta contempla diferentes setores da cultura (Foto: Divulgação)

O Sebrae RS, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), mantém aberta a oportunidade de apoio financeiro e técnico para micro e pequenos negócios do setor cultural atingidos pelas enchentes de maio. O programa Sebraetec Supera – Cultura RS oferece subsídios de até R$ 10 mil para auxiliar empreendedores na recuperação de seus espaços, estruturas e equipamentos. As inscrições podem ser feitas por meio do site.

Voltado a microempresas ligadas ao segmento cultural — como artistas, músicos, fotógrafos, designers, costureiras, artesãos e estúdios de arte e gravação — o programa busca fortalecer a cadeia produtiva da cultura no Estado. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, o Sebraetec Supera – Cultura RS não é apenas um suporte financeiro: “É uma oportunidade de reorganização e crescimento para o produtor e empreendedor cultural. A parceria com o Sebrae traz toda a sua expertise em orientação estratégica e planos de trabalho, complementando ações como a Lei Paulo Gustavo e programas específicos para MEIs.”

A iniciativa contempla tanto a indústria criativa, que inclui moda, design e cinema, quanto o setor cultural mais amplo, que abrange livrarias, ateliês, museus e produtoras de eventos. Negócios como escolas de música, escritórios de arquitetura e estúdios de maquiagem, também severamente impactados pelas enchentes, podem participar. Segundo Amanda Paim, especialista em Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, “a parceria com a Sedac foi criada para atender diretamente às necessidades do setor cultural, permitindo que os empreendimentos se reestruturem e reinvistam em suas atividades.”

Como participar

Para participar, os empreendedores devem se inscrever no site do programa. Após a inscrição, um consultor do Sebrae RS realizará uma visita ao local para avaliar os danos e identificar as necessidades de recuperação. Com base nesse levantamento, o programa subsidiará a aquisição ou reparo de itens como equipamentos de som e luz, mobiliário, ferramentas e reparos estruturais.

Acompanhe
nossas
redes sociais