“Um grande gestor, assim como um grande líder, tem que saber fazer a gestão das coisas e saber motivar as pessoas para que elas acreditem no projeto que ele está pensando em construir. Fazer o grupo acreditar que aquele processo é o caminho e se não for, que vocês vão encontrar o processo em conjunto.” A frase do médico Favio Telis foi um dos apontamentos destacados pelos acadêmicos do UFPel Rocket Team que participaram de um encontro com o ex-prefeito de Jaguarão e atual diretor de Atenção Ambulatorial Hospitalar (DAAHU) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Favio Telis foi convidado a integrar um ciclo de palestras sobre gestão e liderança dedicado ao grupo de 18 estudantes de diferentes cursos da Universidade. O encontro com o gestor foi no sábado (30) pela manhã, no Campus II.
O ex-prefeito, por duas gestões, contou sobre a sua trajetória e falou aos jovens, entre outros temas, sobre a importância de manter a equipe unida em um propósito a partir do diálogo e da escuta. “É muito importante também tu conhecer teu time e as suas potencialidades”, para Telis o gestor tem que identificar as qualidades dos seus comandados e tentar colocar cada colaborador na posição que ele pode render melhor.
Estudo dos foguetes
O Rocket Team é uma equipe de foguetemodelismo da UFPel, formada por sete diferentes times (comunicação, relações, gestão, propulsão, aerodinâmica, estruturas e aviônica) que tem como objetivo construir foguetes para competições nacionais e internacionais. “O que é mais forte dentro do nosso projeto é a divulgação científica, a gente participa de muitos eventos, minicursos, além de levarmos a ciência a partir do estudo dos foguetes para as escolas”, comenta o bacharel em Física Vitor Mateus Conzatti.
O time surgiu em 2017, sob a coordenação do professor Paulo Ferreira, que em 2018 passou o projeto para o professor Alejandro Martins Rodriguez. Durante a pandemia, a iniciativa foi pausada. Em 2023, quando voltaram às aulas presenciais, Vitor, que pretende seguir na área de Engenharia Espacial, procurou o professor Rodriguez para que o grupo fosse retomado. “Ainda estamos reestruturando o projeto para que ele não se apague”, diz.
Processo de transição
Porém, com a formatura de alguns desses líderes de equipes, a estrutura precisou ser reorganizada. Por este motivo foi pensada uma série de palestras sobre gestão e liderança. “Estamos preocupados com essa transição, de passar o bastão para novos membros para liderarem o projeto. A ideia é capacitar os integrantes para eles subirem de posição, assumirem a liderança e gerirem o projeto”, diz o físico.
Reunião de talentos
O Rocket Team se configurou em um projeto interdisciplinar que congrega alunos da Física, Relações Internacionais, Engenharia de Controle e Automação, Designer, Cinema e Audiovisual, Gestão Pública, Administração, entre outros. “É um projeto que capta muita gente de talento, para gente, como professor, é o ideal universitário, porque junta um time multidisciplinar. Chegam talentos, alunos com vontade de fazer, de aprender, de trocar conhecimentos”, fala Rodriguez.
Novo lançamento
O grupo ainda não participou de um concurso de foguetes, mas tem feito lançamentos. “A gente está ainda nos preparativos iniciais para o pessoal se capacitar, para então construir foguetes maiores e a gente ir para competição”, fala o estudante.
No sábado, deve acontecer o próximo lançamento do Rocket Team, que vai lançar um novo protótipo. A ação, em uma área da Universidade no Capão do Leão, só não ocorrerá se chover no dia.