Projeto do CaVG representa Pelotas em Brasília
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira26 de Dezembro de 2024

feira

Projeto do CaVG representa Pelotas em Brasília

Professora e estudante apresentaram a Enoteca Didática na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Por

Atualizado sexta-feira,
29 de Novembro de 2024 às 17:36

Projeto do CaVG representa Pelotas em Brasília
Professora Andréia Orsato e aluna Beatriz Castro foram a Brasília (Foto: Arquivo pessoal)

Ao longo desta semana, a Enoteca Didática participa da 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. A professora Andréia Orsato e a bolsista Beatriz Castro, apresentaram para o público presente o projeto advindo do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFSul Campus Pelotas-Visconde da Graça.

Segundo o reitor da instituição, Flávio Nunes, o evento, que começou na terça-feira e encerrou ontem, é um grande momento de socialização de tudo aquilo que está sendo produzido dentro da instituição. “Também é uma oportunidade para estudantes e servidores verem o que está sendo feito e produzido nas outras instituições para, assim, poderem levar essas experiências e possibilidades para a sua instituição”, disse em entrevista à EBC.

“Para nós participar da 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica tem sido uma experiência de extrema relevância considerando o contato e trocas de experiências com instituições de ensino de todo o país que aliam a educação profissional e tecnológica com a inovação em diferentes áreas do conhecimento”, conclui a professora Andréia.

Enoteca Didática

O projeto surgiu em um contexto não muito esperado. No ano de 2022 o curso recebeu da Receita Federal, por meio de doação, vários lotes de vinhos apreendidos. Eles chamaram a atenção por conter alguns dos principais e mais tradicionais produtores internacionais. Os vinhos foram doados tendo como pré-condição o uso em atividades didáticas. Nesse contexto surge um questionamento: ‘o que fazer com esses vinhos?’ Isso resultou na Enoteca Didática. Ela poderia abrigar estes vinhos e outros constantes no estoque do Curso, inclusive produções próprias, tais como a edição comemorativa ao centenário do CaVG e aos 15 anos do CSTVE.

A construção da Enoteca ainda está em processo e tem três etapas: o restauro e conservação das garrafas, a compilação de informações a respeito destes vinhos e a digitalização do material. Segundo Andréia Orsato, professora coordenadora do projeto, a compilação e digitalização desses materiais já está pronta. “O que nos permite apresentar e disponibilizar à comunidade um espaço propício ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão”, relata. Além disso, Andréia e a aluna Beatriz levaram a Brasília o projeto arquitetônico de reforma do espaço que abriga a Enoteca Didática.

Saiba mais

Na sua 4ª edição, o evento tem como objetivo divulgar a educação profissional e tecnológica, ampliando seu reconhecimento e sua atratividade, por meio da integração, interação, competições, debates e intercâmbio das ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes. O evento é realizado pelo MEC por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e acontece na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Neste ano, mais de 400 projetos foram selecionados para participar da mostra. 56 instituições de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem (Senai, Senac e Sest/Senat), foram representadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais