A Quinzena do Pêssego prossegue em Pelotas com a comercialização direta da fruta pelos produtores aos consumidores no Lago do Mercado Central. Desde a última quinta-feira, o espaço já comercializou 1.382 quilos de pêssego e 98 cucas.
De acordo com Arnildo Weirich, produtor responsável pela banca no Largo do Mercado desde o começo desta semana, as vendas vêm sendo razoáveis e estão dentro das expectativas dos produtores. “A média diária de vendas fica em torno de 180 quilos por dia”, informa.
Para o produtor, o espaço é importante para ajudar a divulgar a cultura do pêssego, visto que o município é o maior fabricante de compota do país. “Vendemos grande parte da nossa produção para a indústria. Mas, financeiramente, esse espaço também é importante para o produtor”, avalia.
A chefe do setor de Apoio ao Produtor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rejane Jorge, destaca que ao consumidor, a feira é responsável por facilitar o acesso a uma fruta de qualidade por um preço justo. Além do centro, diversos bairros de Pelotas também contam com espaços de comercialização direta da fruta.
Morango
Também com acesso facilitado, a venda do morango já registra a comercialização de 3.972 quilos in natura entre 25 de outubro e 26 de novembro. As bancas ainda registraram a venda de 426 cucas, 399 potes de geleia e 703 copos de suco. Os pontos de vendas continuarão até o dia 31 de dezembro, funcionando das 9h às 17h. Nesta quarta-feira, os morangos serão comercializados na Avenida Fernando Osório, entrada da Cohab Lindoia.