Panorama da Rede Estadual é debatido na Câmara Temática da Educação
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

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Panorama da Rede Estadual é debatido na Câmara Temática da Educação

A iniciativa busca organizar as demandas e pautas de cada setor atingido pelas enchentes

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Panorama da Rede Estadual é debatido na Câmara Temática da Educação
Objetivo do governo é garantir 100% da Rede Estadual em sala de aula. (Foto: Joel Varbas - GVG)

A Câmara Temática de Educação do Conselho do Plano Rio Grande se reuniu, nesta segunda-feira (8), para discutir o panorama da Rede Estadual após a crise meteorológica e as ações que estão sendo realizadas nas escolas para assegurar a retomada das atividades pedagógicas. O encontro ocorreu no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre

A iniciativa, que faz parte do Plano Rio Grande, busca organizar as demandas e pautas de cada setor atingido pelas enchentes de abril e maio, com ênfase em três eixos de atuação: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. O foco é monitorar a situação, avaliar as dificuldades e propor soluções, encaminhando as medidas necessárias junto aos órgãos competentes.

“Nosso grande objetivo é garantir 100% da Rede Estadual em sala de aula, sem nenhum estudante fora da escola. Isso demanda uma série de estratégias, inclusive a realização de aulas remotas de forma temporária, quando for necessário”, explicou o vice-governador, Gabriel Souza (MDB). “Tivemos uma primeira fase de recuperação das escolas atingidas, que ainda está em andamento, e agora ampliamos o diálogo com a comunidade escolar e as redes municipais para avançarmos no retorno e na reforma das escolas, entre outras ações.”

Na abertura da reunião, foram apresentadas as atribuições do Comitê Gestor, formado por representantes do poder público e da sociedade civil, a metodologia de trabalho das Câmara Temáticas e o perfil dos conselheiros.

Após as apresentações, o encontro abriu espaço para as contribuições da Câmara Temática. Os participantes puderam trazer depoimentos e compartilhar sugestões para a política de retomada. Entre as questões levantadas, foram debatidos temas ligados às demandas da educação indígena, a pautas étnico-raciais e à recomposição das aprendizagens.

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