Com o plenário lotado de servidores do município, os vereadores de Pelotas aprovaram na manhã desta terça-feira (26) a mensagem 34/2024, que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo para o pagamento em dia do 13º salário dos municipários.
A mensagem do governo recebeu uma emenda para que os servidores da Câmara também possam receber o 13º por empréstimo, em razão da falta de recursos no orçamento do Legislativo.
A mobilização dos servidores foi motivada após o presidente da Câmara, Anderson Garcia (PSD) anunciar, na semana passada, que não iria colocá-lo em votação numa tentativa de pressionar o Executivo para aumentar os repasses ao Legislativo. Após pressão dos municipários e de vereadores, Garcia anunciou na segunda-feira que iria colocar o projeto em pauta.
O projeto foi anunciado pelo governo no começo do mês. Os servidores que quiserem receber os valores em dezembro serão orientados a aderir ao empréstimo junto ao banco.
O município ficará encarregado dos juros de 2,19% ao mês mais o IOF. Os trabalhadores que optarem por não receber o benefício por empréstimo terão os valores depositados a partir de fevereiro, em dez parcelas com correção.