Anunciado como novo reforço do Brasil neste domingo (24), o lateral-esquerdo Alan Bald tem bastante experiência no futebol gaúcho. Nascido em Santa Clara do Sul, na região do Vale, o jogador de 30 anos fez categoria de base no Internacional e Juventude, mas não recebeu oportunidades no time profissional de ambos os clubes.
Sua passagem mais marcante na carreira foi pelo Lajeadense. Entre idas e vindas atuou no Alviazul por sete temporadas, tendo grande identificação com o torcedor local até por ser morador da região.
Mesmo sendo lateral-esquerdo, Alan Bald é conhecido por marcar gols. Na Divisão de Acesso de 2022, balançou as redes quatro vezes, sendo vice-artilheiro da equipe. Neste ano, marcou o gol que garantiu uma vaga na Série D pelo Luverdense no campeonato estadual contra o Mixto.
“Em várias passagens por Lajeado, sempre foi titular. Não tem muita velocidade, mas é um lateral bastante seguro, de técnica e boa passagem ao ataque”, diz Caetano Pretto, repórter do Grupo A Hora, de Lajeado.
No Brasil, o elenco por enquanto conta com duas opções para a lateral-esquerda. Além de Alan Bald, Higor foi anunciado ainda em outubro. Essa concorrência pode se tornar uma parceria dentro de campo, dependendo da plataforma utilizada pelo técnico William de Mattia. De acordo com Caetano, Alan Bald tem experiência em atuar em outras posições. “Em Lajeado também atuou na linha de meio-campo quando o time tinha dois laterais-esquerdos de qualidade”, completa o jornalista.
Brasil iguala proposta
O novo reforço xavante concedeu entrevista a Caetano Pretto sobre o seu acerto com o Brasil. O jogador contou que tinha duas outras propostas. Ele estava próximo de fechar com o Santa Catarina, equipe de Rio do Sul que em 2025 disputará a primeira divisão catarinense, mas o cenário mudou depois que a direção rubro-negra igualou a proposta.
“Como é Gauchão, campeonato mais forte, perto de casa, posso levar minha família. Isso pesou bastante na minha decisão”, diz.
Alan Bald comenta que teve uma conversa com o treinador William de Mattia e com o gerente executivo Eduardo Alves. O jogador chega ao Bento Freitas emprestado pelo Inter de Santa Maria. No primeiro momento o contrato é apenas para o Gauchão, mas como existe a possibilidade da Divisão de Acesso iniciar somente no segundo semestre de 2025, o vínculo com o Xavante poderá ser estendido até o fim da Série D.
19 partidas em 2024
O lateral rubro-negro também fez uma avaliação de sua temporada. Ao todo entrou em campo apenas 19 vezes, 12 pelo Luverdense (MT) e sete pelo Inter-SM.
O jogador avalia de forma positiva, destacando que pelo time do Mato Grosso só não jogou uma partida e, como já citado, fez um gol decisivo que classificou o clube para a Série D do ano que vem.
Já em Santa Maria, Alan Bald não recebeu tantas chances e acredita que o motivo seja o elenco com várias opções. “No Inter de Santa Maria estava indo bem, mas não atuei tanto. O Daniel Franco [técnico] tinha um bom grupo na mão e acabou optando por outras opções”, destaca.