Cantor, compositor, multi-instrumentista e professor, Fábio Manão celebra 30 anos de uma carreira marcada pela autenticidade e pelo talento com o lançamento do show digital Fábio Manão 30 Anos. Este projeto especial, que combina canções inéditas e novas versões de músicas que acompanham sua trajetória, será transmitido gratuitamente pelo YouTube, nesta terça-feira (26), às 20h.
A gravação foi realizada com o apoio do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Pelotas, que acolheu o projeto no seu auditório, proporcionando uma qualidade técnica e visual que eleva ainda mais a experiência do show digital. O financiamento é do Procultura de Pelotas.
O show conta também com a parceria da histórica Sociedade Musical União Democrata, que celebra 127 anos de tradição musical e cultural em Pelotas. A Sociedade, em sua formação de Big Band, traz ao projeto a força dos metais e a riqueza dos arranjos característicos do swing pelotense, somando uma identidade única ao trabalho.
Com direção geral e realização de Josiane Maciel, produção musical de Melquesedeque Cardoso, e a participação de músicos convidados como Agda Machado, André Lufema e o percussionista Vladimir Dias da Rosa, conhecido como “Dimilho”, o projeto ganha um toque especial de diversidade musical. A produção audiovisual é da HBS, com fotografia de Paulo Rossi.
Trabalho autoral
Fábio Manão, embora natural de Piratini, tornou-se uma das vozes icônicas do swing pelotense. Além de cantor e compositor, Manão é um exímio instrumentista e guitarreiro, o que fica evidente nas faixas do show. Sua habilidade em mesclar o swing, o samba rock e o jazz resulta em uma sonoridade envolvente e autêntica, capaz de transportar o público para uma experiência musical única.
O repertório do show digital é composto por 13 faixas, sendo dez delas assinadas pelo grupo de compositores Vida em composição, formado por Marllon do Cavaco, Saulo Rosa, Rogério Lemos, Fábio Manão e Keven Amaral. As outras três faixas são contribuições dos compositores Marcos Silveira, Ricardo Cardoso e Eddy Mais, que agregam suas perspectivas regionais ao projeto. Entre as canções do show, destacam-se, Ecos do silêncio, Se reinventar é ser feliz, Pra gente se isolar a dois e É balanço, trazendo à tona a essência do swing e do samba rock.
Multifacetas do artista
Além de doutorando em Educação pela UFRGS e mestre pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Fábio Manão também cursa licenciatura em Música. Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), de Abelardo Luz (SC), o músico traz ao seu trabalho artístico uma cultural ampla, que enriquece suas composições e performances.